Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/30193
Resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo a revista Trip, publicação representativa da tendência de segmentação das revistas brasileiras ocorrida partir da década de 1980. O período avaliado (1986-2010) contempla fases distintas correspondentes a três projetos gráficos. O objetivo principal é analisar as propostas tipográficas utilizadas, verificando em que medida as estratégias retóricas empregadas configuram materialmente orientações do projeto editorial e comercial, conformando a identidade do periódico. Interessa-nos considerar aspectos convencionais e inovadores relacionados à noção de legibilidade, ao tensionamento entre o verbal e o visual presente na tipografia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica que estabeleceu os fundamentos teóricos e categorias para análises de ordem quantitativa e qualitativa, e baseou-se em autores como, Lupton, Zappaterra, Meggs, Bringhurst, Gäde, Gruszynski e Ali, entre outros. A análise quantitativa deu-se verificando, em um exemplar anual, variáveis especificadas em seções que constituem estratégias tipográficas diferenciadas: textos longos, curtos e capa. Dessa amostra, extraíram-se leiautes exemplares para a análise qualitativa, buscando aprofundar o que os indicadores numéricos apontaram. Verificou-se que o design editorial, ao enunciar estratégias editoriais e comerciais por meio da configuração de elementos gráficos sobre o suporte, evidencia seu caráter mediador. As diferentes possibilidades de articulação da retórica determinam distintos padrões de legibilidade, buscando adequar-se ao público a que se dirige. Cada projeto demandou um grau de equilíbrio específico entre inovação e tradição, coautoria e transparência. Há, em nosso objeto, a aproximação a um modelo onde a sobrevivência comercial assume relevância. Observou-se que opções de leiaute efetivamente funcionais no passado foram resgatadas, o que não significa que conquistas do rompimento com o modernismo tenham sido descartadas no periódico analisado.
id URGS_d588a4cc31354cf3b295ba70d0eba8bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30193
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fetter, Luiz CarlosGruszynski, Ana Claudia2011-07-16T06:02:03Z2011http://hdl.handle.net/10183/30193000780405A pesquisa tem como objeto de estudo a revista Trip, publicação representativa da tendência de segmentação das revistas brasileiras ocorrida partir da década de 1980. O período avaliado (1986-2010) contempla fases distintas correspondentes a três projetos gráficos. O objetivo principal é analisar as propostas tipográficas utilizadas, verificando em que medida as estratégias retóricas empregadas configuram materialmente orientações do projeto editorial e comercial, conformando a identidade do periódico. Interessa-nos considerar aspectos convencionais e inovadores relacionados à noção de legibilidade, ao tensionamento entre o verbal e o visual presente na tipografia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica que estabeleceu os fundamentos teóricos e categorias para análises de ordem quantitativa e qualitativa, e baseou-se em autores como, Lupton, Zappaterra, Meggs, Bringhurst, Gäde, Gruszynski e Ali, entre outros. A análise quantitativa deu-se verificando, em um exemplar anual, variáveis especificadas em seções que constituem estratégias tipográficas diferenciadas: textos longos, curtos e capa. Dessa amostra, extraíram-se leiautes exemplares para a análise qualitativa, buscando aprofundar o que os indicadores numéricos apontaram. Verificou-se que o design editorial, ao enunciar estratégias editoriais e comerciais por meio da configuração de elementos gráficos sobre o suporte, evidencia seu caráter mediador. As diferentes possibilidades de articulação da retórica determinam distintos padrões de legibilidade, buscando adequar-se ao público a que se dirige. Cada projeto demandou um grau de equilíbrio específico entre inovação e tradição, coautoria e transparência. Há, em nosso objeto, a aproximação a um modelo onde a sobrevivência comercial assume relevância. Observou-se que opções de leiaute efetivamente funcionais no passado foram resgatadas, o que não significa que conquistas do rompimento com o modernismo tenham sido descartadas no periódico analisado.The research aims to Trip magazine, a publication representative of the trend of segmentation of the magazines that came from the decade of 1980. The reporting period (1986-2010) comprises distinct phases corresponding to three graphic projects. The main objective is to analyze typographic proposals, checking the extent to which rhetorical strategies configure the editorial and commercial orientations materially, conforming magazine’s identity. We are interested in considering issues related to conventional and innovative notion of legibility, the tension between the verbal and visual present in typography. The methodology consisted of literature research established the theoretical foundations and the categories for qualitative and qualitative analysis, and was based on the authors as Lupton, Zappaterra, Meggs, Bringhurst, Gäde, Gruszynski and Ali, among others. The quantitative analysis gave up checking into variable specifications on a annual copy sections that are distinct situations requiring typographic strategies distinguished: long text, short text, and cover. This allowed verification second specified variables. From this sample, were extracted significant layouts for qualitative analysis, seeking to deepen the numerical indicators pointed. The study found that editorial design, on formulating editorial and commercial strategies by the configuration of the graphic elements on the support, shows his mediator character. The different possible articulations of rhetoric determine distinct patterns of legibility, seeking to adapt itself to the target public. Each project demand specific degree of balance between innovation and tradition, co-authoship and transparency. There is, in our object, the approach of a model where the commercial survival assumes relevancy It was observed that effective functional layouts from the past could be redeemed, but this does not mean that the achievements of the break with modernism have been discarded on the analysed magazine.application/pdfporDesign gráficoTipografiaDesign editorialRevistasTrip (Revista)MagazinesEditorial designTypographyLegibilityTrip magazineRevistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000780405.pdf.txt000780405.pdf.txtExtracted Texttext/plain455378http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30193/2/000780405.pdf.txt1f57cd8e49a6a02975e5798fbb1818b1MD52ORIGINAL000780405.pdf000780405.pdfTexto completoapplication/pdf12006823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30193/1/000780405.pdfd320220e59b47b2e95eb8f026672a295MD51THUMBNAIL000780405.pdf.jpg000780405.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30193/3/000780405.pdf.jpged10b7f21666f6bf362a1aa5795e3dbeMD5310183/301932018-10-29 08:35:22.317oai:www.lume.ufrgs.br:10183/30193Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:35:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
title Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
spellingShingle Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
Fetter, Luiz Carlos
Design gráfico
Tipografia
Design editorial
Revistas
Trip (Revista)
Magazines
Editorial design
Typography
Legibility
Trip magazine
title_short Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
title_full Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
title_fullStr Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
title_full_unstemmed Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
title_sort Revistas, design editorial e retórica tipográfica : a experiência da revista Trip (1986-2010)
author Fetter, Luiz Carlos
author_facet Fetter, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fetter, Luiz Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
contributor_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Tipografia
Design editorial
Revistas
Trip (Revista)
topic Design gráfico
Tipografia
Design editorial
Revistas
Trip (Revista)
Magazines
Editorial design
Typography
Legibility
Trip magazine
dc.subject.eng.fl_str_mv Magazines
Editorial design
Typography
Legibility
Trip magazine
description A pesquisa tem como objeto de estudo a revista Trip, publicação representativa da tendência de segmentação das revistas brasileiras ocorrida partir da década de 1980. O período avaliado (1986-2010) contempla fases distintas correspondentes a três projetos gráficos. O objetivo principal é analisar as propostas tipográficas utilizadas, verificando em que medida as estratégias retóricas empregadas configuram materialmente orientações do projeto editorial e comercial, conformando a identidade do periódico. Interessa-nos considerar aspectos convencionais e inovadores relacionados à noção de legibilidade, ao tensionamento entre o verbal e o visual presente na tipografia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica que estabeleceu os fundamentos teóricos e categorias para análises de ordem quantitativa e qualitativa, e baseou-se em autores como, Lupton, Zappaterra, Meggs, Bringhurst, Gäde, Gruszynski e Ali, entre outros. A análise quantitativa deu-se verificando, em um exemplar anual, variáveis especificadas em seções que constituem estratégias tipográficas diferenciadas: textos longos, curtos e capa. Dessa amostra, extraíram-se leiautes exemplares para a análise qualitativa, buscando aprofundar o que os indicadores numéricos apontaram. Verificou-se que o design editorial, ao enunciar estratégias editoriais e comerciais por meio da configuração de elementos gráficos sobre o suporte, evidencia seu caráter mediador. As diferentes possibilidades de articulação da retórica determinam distintos padrões de legibilidade, buscando adequar-se ao público a que se dirige. Cada projeto demandou um grau de equilíbrio específico entre inovação e tradição, coautoria e transparência. Há, em nosso objeto, a aproximação a um modelo onde a sobrevivência comercial assume relevância. Observou-se que opções de leiaute efetivamente funcionais no passado foram resgatadas, o que não significa que conquistas do rompimento com o modernismo tenham sido descartadas no periódico analisado.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-07-16T06:02:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/30193
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000780405
url http://hdl.handle.net/10183/30193
identifier_str_mv 000780405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30193/2/000780405.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30193/1/000780405.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/30193/3/000780405.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f57cd8e49a6a02975e5798fbb1818b1
d320220e59b47b2e95eb8f026672a295
ed10b7f21666f6bf362a1aa5795e3dbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309004353667072