Os conselhos de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Tânia Filipa Correia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16827
Resumo: O presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas.
id RCAP_242fc4aa1dd14fee3d8ef5226a9c7b0f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os conselhos de turmauma forma de responsabilidade e participação1º Ciclo do ensino básicoConselhos de turmaObservação-participantesNotas de campoAnálise de conteúdoElementary schoolClassroom councilParticipant-observationFields notesContent analysisRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioO presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas.This research dissertation incomes on the conclusion do the Pre-School and Elementary School Master Degree. Our main issue came out of the flowing question: “May Classroom Council’s activities turn students more responsible, participant and autonomous?”, and our analyses was centered on six Classroom Councils. The theoretical frame immerges some fundamental concepts for this issue´s analysis, as responsibility, participation and autonomy, as well as the main definition of Classroom Council and its main importance. For this research dissertation we used a method based in the qualitative research, as it has a lot in common with research-action methodology. The data collection on this dissertation was the participant-observation, the notes taken during all the six 2nd grade of Elementary School Classroom Councils’ I performed and, finally the content analysis. The analysis to the notes taken on the Classroom Councils allowed to determine that during my permanency period on this Classroom where I’ve performed these Councils, there was a great students’ evolution as the previously stipulated skills had been acquired.Silva, Cristina Maria Gomes daRepositório ComumBrites, Tânia Filipa Correia2016-12-15T15:18:24Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16827TID:201605120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:25.850046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os conselhos de turma
uma forma de responsabilidade e participação
title Os conselhos de turma
spellingShingle Os conselhos de turma
Brites, Tânia Filipa Correia
1º Ciclo do ensino básico
Conselhos de turma
Observação-participantes
Notas de campo
Análise de conteúdo
Elementary school
Classroom council
Participant-observation
Fields notes
Content analysis
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
title_short Os conselhos de turma
title_full Os conselhos de turma
title_fullStr Os conselhos de turma
title_full_unstemmed Os conselhos de turma
title_sort Os conselhos de turma
author Brites, Tânia Filipa Correia
author_facet Brites, Tânia Filipa Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cristina Maria Gomes da
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Tânia Filipa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do ensino básico
Conselhos de turma
Observação-participantes
Notas de campo
Análise de conteúdo
Elementary school
Classroom council
Participant-observation
Fields notes
Content analysis
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
topic 1º Ciclo do ensino básico
Conselhos de turma
Observação-participantes
Notas de campo
Análise de conteúdo
Elementary school
Classroom council
Participant-observation
Fields notes
Content analysis
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
description O presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15T15:18:24Z
2016-12
2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/16827
TID:201605120
url http://hdl.handle.net/10400.26/16827
identifier_str_mv TID:201605120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135342804074496