Os conselhos de turma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16827 |
Resumo: | O presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas. |
id |
RCAP_242fc4aa1dd14fee3d8ef5226a9c7b0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/16827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os conselhos de turmauma forma de responsabilidade e participação1º Ciclo do ensino básicoConselhos de turmaObservação-participantesNotas de campoAnálise de conteúdoElementary schoolClassroom councilParticipant-observationFields notesContent analysisRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioO presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas.This research dissertation incomes on the conclusion do the Pre-School and Elementary School Master Degree. Our main issue came out of the flowing question: “May Classroom Council’s activities turn students more responsible, participant and autonomous?”, and our analyses was centered on six Classroom Councils. The theoretical frame immerges some fundamental concepts for this issue´s analysis, as responsibility, participation and autonomy, as well as the main definition of Classroom Council and its main importance. For this research dissertation we used a method based in the qualitative research, as it has a lot in common with research-action methodology. The data collection on this dissertation was the participant-observation, the notes taken during all the six 2nd grade of Elementary School Classroom Councils’ I performed and, finally the content analysis. The analysis to the notes taken on the Classroom Councils allowed to determine that during my permanency period on this Classroom where I’ve performed these Councils, there was a great students’ evolution as the previously stipulated skills had been acquired.Silva, Cristina Maria Gomes daRepositório ComumBrites, Tânia Filipa Correia2016-12-15T15:18:24Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/16827TID:201605120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/16827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:25.850046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conselhos de turma uma forma de responsabilidade e participação |
title |
Os conselhos de turma |
spellingShingle |
Os conselhos de turma Brites, Tânia Filipa Correia 1º Ciclo do ensino básico Conselhos de turma Observação-participantes Notas de campo Análise de conteúdo Elementary school Classroom council Participant-observation Fields notes Content analysis Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
title_short |
Os conselhos de turma |
title_full |
Os conselhos de turma |
title_fullStr |
Os conselhos de turma |
title_full_unstemmed |
Os conselhos de turma |
title_sort |
Os conselhos de turma |
author |
Brites, Tânia Filipa Correia |
author_facet |
Brites, Tânia Filipa Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cristina Maria Gomes da Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, Tânia Filipa Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º Ciclo do ensino básico Conselhos de turma Observação-participantes Notas de campo Análise de conteúdo Elementary school Classroom council Participant-observation Fields notes Content analysis Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
topic |
1º Ciclo do ensino básico Conselhos de turma Observação-participantes Notas de campo Análise de conteúdo Elementary school Classroom council Participant-observation Fields notes Content analysis Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
description |
O presente projeto de investigação surge no âmbito da conclusão do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A nossa principal questão traduziu-se da seguinte forma: Será que as atividades do Conselho de Turma tornam os alunos mais responsáveis, participativos e autónomos? E o nosso objeto de análise foi seis Conselhos de Turma. O quadro teórico integra conceitos importantes para a compreensão desta questão, como, os conceitos de responsabilidade, participação e autonomia, bem como a definição de Conselho de Turma e a sua importância. Relativamente ao método utilizado neste projeto, o mesmo enquadra-se nas características da investigação qualitativa, tendo uma metodologia muito próxima da investigação – ação. O método de recolha de dados utilizado neste projeto foi a observação – participante, as notas de campo dos diversos Conselhos de Turma que realizei com uma turma do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico e, por fim, a análise de conteúdo. A análise realizada às notas de campo sobre os Conselhos de Turma permitiu constatar que durante o período em que me encontrei no cotexto e em que realizei os Conselhos de Turma, houve uma notória evolução nos alunos, visto as competências previamente estipuladas terem sido adquiridas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15T15:18:24Z 2016-12 2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/16827 TID:201605120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/16827 |
identifier_str_mv |
TID:201605120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135342804074496 |