A dança como prática inclusiva dos jovens portugueses ciganos em contexto escolar: experiência no Vale da Amoreira, Concelho da Moita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Carina Patrícia Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18898
Resumo: A experiência de trabalho da equipa de Animação Sociocultural com a etnia cigana no Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, integrado no programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2), permitiu conhecer de perto esta cultura e criar estratégias de inclusão social para alguns alunos desta etnia em contexto escolar. A dança foi a principal estratégia utilizada no sentido de estabelecer proximidade e confiança com as crianças, jovens e familiares, tanto na escola como do deste meio envolvente. A dança tornou-se um motivo para ser um espaço de encontro e de diálogo entre etnias, não só no espaço, mas também em eventos culturais da freguesia do Vale da Amoreira e no concelho da Moita. Nesta dissertação propomo-nos então reflectir sobre o trabalho efectuado com a comunidade cigana ao longo de quatro anos lectivos, tendo como instrumento de trabalho a dança como prática inclusiva dos portugueses ciganos no contexto escolar. A dança tornou-se numa importante ferramenta permitindo quebrar as barreiras do preconceito e criar pontes de diálogo e conhecimento entre a escola, ciganos e não-ciganos. Para além do enquadramento teórico consideramos que a metodologia mais adequada para o desenvolvimento deste trabalho seria o estudo qualitativo, tendo como vertente metodológica o estudo de caso, que decorreu numa escola no Vale da Amoreira.
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