A dança como prática inclusiva dos jovens portugueses ciganos em contexto escolar: experiência no Vale da Amoreira, Concelho da Moita.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18898 |
Resumo: | A experiência de trabalho da equipa de Animação Sociocultural com a etnia cigana no Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, integrado no programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2), permitiu conhecer de perto esta cultura e criar estratégias de inclusão social para alguns alunos desta etnia em contexto escolar. A dança foi a principal estratégia utilizada no sentido de estabelecer proximidade e confiança com as crianças, jovens e familiares, tanto na escola como do deste meio envolvente. A dança tornou-se um motivo para ser um espaço de encontro e de diálogo entre etnias, não só no espaço, mas também em eventos culturais da freguesia do Vale da Amoreira e no concelho da Moita. Nesta dissertação propomo-nos então reflectir sobre o trabalho efectuado com a comunidade cigana ao longo de quatro anos lectivos, tendo como instrumento de trabalho a dança como prática inclusiva dos portugueses ciganos no contexto escolar. A dança tornou-se numa importante ferramenta permitindo quebrar as barreiras do preconceito e criar pontes de diálogo e conhecimento entre a escola, ciganos e não-ciganos. Para além do enquadramento teórico consideramos que a metodologia mais adequada para o desenvolvimento deste trabalho seria o estudo qualitativo, tendo como vertente metodológica o estudo de caso, que decorreu numa escola no Vale da Amoreira. |
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A dança como prática inclusiva dos jovens portugueses ciganos em contexto escolar: experiência no Vale da Amoreira, Concelho da Moita.CiganosRomaComunidadeCommunityInclusãoInclusionDançaDanceDiálogoDialogueInterculturalidadeInterculturalityEscolaSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaA experiência de trabalho da equipa de Animação Sociocultural com a etnia cigana no Agrupamento Vertical de Escolas do Vale da Amoreira, integrado no programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2), permitiu conhecer de perto esta cultura e criar estratégias de inclusão social para alguns alunos desta etnia em contexto escolar. A dança foi a principal estratégia utilizada no sentido de estabelecer proximidade e confiança com as crianças, jovens e familiares, tanto na escola como do deste meio envolvente. A dança tornou-se um motivo para ser um espaço de encontro e de diálogo entre etnias, não só no espaço, mas também em eventos culturais da freguesia do Vale da Amoreira e no concelho da Moita. Nesta dissertação propomo-nos então reflectir sobre o trabalho efectuado com a comunidade cigana ao longo de quatro anos lectivos, tendo como instrumento de trabalho a dança como prática inclusiva dos portugueses ciganos no contexto escolar. A dança tornou-se numa importante ferramenta permitindo quebrar as barreiras do preconceito e criar pontes de diálogo e conhecimento entre a escola, ciganos e não-ciganos. Para além do enquadramento teórico consideramos que a metodologia mais adequada para o desenvolvimento deste trabalho seria o estudo qualitativo, tendo como vertente metodológica o estudo de caso, que decorreu numa escola no Vale da Amoreira.The expertise of the Sociocultural Animation Team with the Roma community in the Group of Schools of Vale da Amoreira (AVEVA), as part of the Program of Educational Territorities of Priority Intervention (TEIP2), enabled the Team to delve into the culture of the Roma community and to create social inclusion strategies for this community in school settings. Dance was used as the main strategy to approach the children, youth and families of the Roma community. Dance provided an opportunity for dialogue and proximity with this community, both in a school setting but also in cultural events that took place in the borough of Vale da Amoreira, county of Moita. This dissertation is a result of the work carried in partnership with the Roma community for four years and it focuses on the importance of dance as a social inclusion practice in schools amongst the Portuguese Roma community. Dance became an important tool to break down preconceived ideas, to foster dialogue and to generate knowledge between the school, the Roma community and non-Roma community members. The dissertation consists of a theoretical framework and data analysis of a case study in Vale da Amoreira.Pimentel, DulceNicolau, LurdesRUNNeves, Carina Patrícia Cardoso2016-08-29T09:15:34Z2015-06-292015-042015-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18898TID:201034360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:40Zoai:run.unl.pt:10362/18898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:06.944951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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