O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Cristiane Raimundo da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3652
Resumo: Apresenta-se a presente dissertação com o tema: O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal, destacando as categorias: Portfólio; Avaliação; Inovação Pedagógica; Reflexão; Classes Multisseriadas e Estudo de Caso.Para tanto, discutimos os principais conceitos sobre portfólio, instrumentos de avaliação, teorias da aprendizagem, tipos de aprendizagem, classes multisseriadas, educação no campo, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da práxis pedagógica da escola campo de pesquisa. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dadosaobservação participante com notas de campo, aplicação de questionários e entrevistas e pesquisa bibliográfica, a fim de investigar a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação em turmas multisseriadas, porque se acredita na eficácia do mesmo no que diz respeito ao arquivamento de informações de forma organizada e que venha a servir como material para análise e reflexão sobre a aprendizagem de cada discente. Ao final, concluímos que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos estudados.
id RCAP_2456cd4243525b829543ebec888410d2
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipalPortfólioAvaliaçãoProcessualidadeInovação pedagógicaReflexãoClasses multisseriadasAprendizagemPortfolioEvaluationProceduralityPedagogical innovationReflectionMultigrade classesApprenticeshipCiências da Educação – Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoApresenta-se a presente dissertação com o tema: O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal, destacando as categorias: Portfólio; Avaliação; Inovação Pedagógica; Reflexão; Classes Multisseriadas e Estudo de Caso.Para tanto, discutimos os principais conceitos sobre portfólio, instrumentos de avaliação, teorias da aprendizagem, tipos de aprendizagem, classes multisseriadas, educação no campo, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da práxis pedagógica da escola campo de pesquisa. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dadosaobservação participante com notas de campo, aplicação de questionários e entrevistas e pesquisa bibliográfica, a fim de investigar a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação em turmas multisseriadas, porque se acredita na eficácia do mesmo no que diz respeito ao arquivamento de informações de forma organizada e que venha a servir como material para análise e reflexão sobre a aprendizagem de cada discente. Ao final, concluímos que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos estudados.The present dissertation is presented with the theme: The portfolio and a process as a founder of the innovative pedagogical practice in recent years of elementary school in a municipal school, highlighting as categories: Portfolio; Evaluation; Pedagogical Innovation; Reflection; Multigrade classes. Therefore, discuss the main concepts about portfolio, assessment tools, learning theories, types of learning, multigrade classes, education in the field, as well as establish a theoretical study about pedagogical innovation and its skills in the development of pedagogical praxis of the field school. of research. Used as a case study method of qualitative nature and as data collection instruments Interviews and observation of participants, with field notes, an end of investigation and importance of using the portfolio as an evaluation tool in multiseriate classes, because even that says respect to the filing of information in an organized way that will serve as material for analysis and reflection on the learning of each student. In the end, we conclude that fact as practices inserted there shows how innovative and that contribute to improve students' learning, as these demonstrate attitudes consistent with the contents studied.Fraga, Nuno Miguel da SilvaCavalcanti, Rilva José Pereira UchôaDigitUMaCosta, Maria Cristiane Raimundo da2021-09-23T10:25:23Z2021-02-25T00:00:00Z2021-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3652202765342porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:57.070152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
title O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
spellingShingle O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
Costa, Maria Cristiane Raimundo da
Portfólio
Avaliação
Processualidade
Inovação pedagógica
Reflexão
Classes multisseriadas
Aprendizagem
Portfolio
Evaluation
Procedurality
Pedagogical innovation
Reflection
Multigrade classes
Apprenticeship
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
title_full O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
title_fullStr O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
title_full_unstemmed O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
title_sort O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal
author Costa, Maria Cristiane Raimundo da
author_facet Costa, Maria Cristiane Raimundo da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fraga, Nuno Miguel da Silva
Cavalcanti, Rilva José Pereira Uchôa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Cristiane Raimundo da
dc.subject.por.fl_str_mv Portfólio
Avaliação
Processualidade
Inovação pedagógica
Reflexão
Classes multisseriadas
Aprendizagem
Portfolio
Evaluation
Procedurality
Pedagogical innovation
Reflection
Multigrade classes
Apprenticeship
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Portfólio
Avaliação
Processualidade
Inovação pedagógica
Reflexão
Classes multisseriadas
Aprendizagem
Portfolio
Evaluation
Procedurality
Pedagogical innovation
Reflection
Multigrade classes
Apprenticeship
Ciências da Educação – Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Apresenta-se a presente dissertação com o tema: O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal, destacando as categorias: Portfólio; Avaliação; Inovação Pedagógica; Reflexão; Classes Multisseriadas e Estudo de Caso.Para tanto, discutimos os principais conceitos sobre portfólio, instrumentos de avaliação, teorias da aprendizagem, tipos de aprendizagem, classes multisseriadas, educação no campo, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da práxis pedagógica da escola campo de pesquisa. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dadosaobservação participante com notas de campo, aplicação de questionários e entrevistas e pesquisa bibliográfica, a fim de investigar a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação em turmas multisseriadas, porque se acredita na eficácia do mesmo no que diz respeito ao arquivamento de informações de forma organizada e que venha a servir como material para análise e reflexão sobre a aprendizagem de cada discente. Ao final, concluímos que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos estudados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23T10:25:23Z
2021-02-25T00:00:00Z
2021-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3652
202765342
url http://hdl.handle.net/10400.13/3652
identifier_str_mv 202765342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129939122847744