Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Mariana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9549
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_24582ae6d23d4ee43e1948df8c0920ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9549
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de TiresMarketingMarketing desportivoPlano de comunicaçãoDesportosFutebolUnião Recreativa e Desportiva de TiresSports marketingCommunication planSportsFootballTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O futebol é um fenómeno de grandes dimensões tanto no nosso país como também na Europa. Movimenta muitos milhões de euros por ano e acaba por influenciar também negócios complementares. Os clubes e associações de futebol de menor dimensão acabam por ter um papel importante nas comunidades onde se encontram por terem a capacidade de se tornar num elemento estimulante para a construção e desenvolvimento de capital social, mobilização social e também na contribuição para a educação, construção de personalidades saudáveis e felizes e no desenvolvimento psicológico e físico das crianças e jovens. Este projeto acaba por ter um papel relevante para a União Recreativa e Desportiva de Tires, uma vez que se apresenta como uma solução de melhoria e/ou de novas ações que podem contribuir para o desempenho do papel do clube. Para o mundo académico, a pertinência prende-se com a atualidade do tema e a escassez de literatura científica sobre o marketing desportivo, com vista a abrir portas para uma reflexão importante sobre o contributo do marketing desportivo para os clubes e associações de diferentes modalidades. Os procedimentos adotados na pesquisa de suporte enquadrada como Investigação-Ação, que visa complementar o projeto, foram subsidiados por métodos de natureza quantitativa com recurso a um instrumento de recolha de dados primário, um inquérito por questionário. O questionário foi realizado no clube e os resultados da análise aos resultados foram utilizados para suportar as propostas apresentadas.ABSTRACT: Football is a phenomenon of great dimensions, both in our country as to Europe. It moves many millions of euros per year and ends up also influencing complementary businesses. First-rate football clubs and leagues play an important role in communities where they are able to develop a stimulating system for the building and development of social capital, social mobilization and also the contribution to education and the building of healthy and happy personalities in the psychological and physical development of children and young people. This article turns out to be a relevant document for the União Recreativa e Desportiva de Tires as it presents itself as an improvement solution and / or new actions that can contribute to the performance of the club's role. To the academic world, the pertinence of the current theme is about the Shortage of literature in sports marketing, wish hopes to be a new opportunity to reflection about the contribute of sports marketing for the clubs and associations of different modes. The procedures adopted in this research, for the complementary project, were subsidized by methods of a qualitative nature using a primary data collection instrument, a questionnaire survey. The questionnaire was conducted at the club.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPina, Helena FigueiredoRCIPLBarreto, Mariana2019-02-20T15:48:33Z2018-11-302018-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9549TID:202059693porBarreto, M. (2018). Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:06.218352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
title Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
spellingShingle Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
Barreto, Mariana
Marketing
Marketing desportivo
Plano de comunicação
Desportos
Futebol
União Recreativa e Desportiva de Tires
Sports marketing
Communication plan
Sports
Football
title_short Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
title_full Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
title_fullStr Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
title_full_unstemmed Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
title_sort Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires
author Barreto, Mariana
author_facet Barreto, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pina, Helena Figueiredo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing desportivo
Plano de comunicação
Desportos
Futebol
União Recreativa e Desportiva de Tires
Sports marketing
Communication plan
Sports
Football
topic Marketing
Marketing desportivo
Plano de comunicação
Desportos
Futebol
União Recreativa e Desportiva de Tires
Sports marketing
Communication plan
Sports
Football
description Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2018-11-30T00:00:00Z
2019-02-20T15:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9549
TID:202059693
url http://hdl.handle.net/10400.21/9549
identifier_str_mv TID:202059693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barreto, M. (2018). Plano de comunicação para a União Recreativa e Desportiva de Tires. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444692770816