Cuidar da criança com diabetes tipo 1 e família :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Susana Filipa Guiomar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45559
Resumo: Este Relatório pretende explicitar o percurso formativo que foi sustentado nos referenciais teóricos de enfermagem, no enquadramento profissional do exercício, na melhor evidência científica disponível e na análise crítica e reflexiva da prática clínica ao longo do Estágio, que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Cuidar em Enfermagem Pediátrica, envolve inúmeras especificidades e implica reconhecer e valorizar a criança e a família como um sistema, em todos os contextos de cuidados. Neste percurso formativo o foco de especial atenção foi o cuidado à criança com Diabetes Mellitus Tipo 1 e a preocupação com esta problemática decorre da minha experiência profissional. Como qualquer doença da criança esta provoca um grande impacto na própria e na sua família. Para os cuidadores constitui um desafio, por exigir uma permanente vigilância e uma reestruturação, reorganização e adaptação repentinas dos cuidados. No quotidiano, a família assume a responsabilidade de gerir a doença. Contudo, à medida que a criança vai crescendo a gestão deve ser partilhada de modo a que esta seja integrada e assuma gradualmente a responsabilidade, até à sua total autonomia. Os avanços tecnológicos e a crescente evolução nos cuidados de saúde exigem uma atualização e formação constantes, uma vez que os enfermeiros assumem-se como recursos fundamentais na educação e na capacitação da criança e família, promovendo a gestão eficaz da diabetes. É importante que os profissionais reconheçam os stressores associados e os fatores protetores, de modo a prestar cuidados holísticos, não traumáticos e centrados na família. A partir do aprofundamento desta temática, na tentativa duma melhoria da qualidade dos cuidados, foram desenvolvidas várias atividades que permitiram o acompanhamento das crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1 e sua família. Este relatório é constituído pelo enquadramento teórico e conceptual, a justificação do tema central, a metodologia, o percurso de Estágio e aprendizagens significativas para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista, e por fim as considerações finais.
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Como qualquer doença da criança esta provoca um grande impacto na própria e na sua família. Para os cuidadores constitui um desafio, por exigir uma permanente vigilância e uma reestruturação, reorganização e adaptação repentinas dos cuidados. No quotidiano, a família assume a responsabilidade de gerir a doença. Contudo, à medida que a criança vai crescendo a gestão deve ser partilhada de modo a que esta seja integrada e assuma gradualmente a responsabilidade, até à sua total autonomia. Os avanços tecnológicos e a crescente evolução nos cuidados de saúde exigem uma atualização e formação constantes, uma vez que os enfermeiros assumem-se como recursos fundamentais na educação e na capacitação da criança e família, promovendo a gestão eficaz da diabetes. É importante que os profissionais reconheçam os stressores associados e os fatores protetores, de modo a prestar cuidados holísticos, não traumáticos e centrados na família. A partir do aprofundamento desta temática, na tentativa duma melhoria da qualidade dos cuidados, foram desenvolvidas várias atividades que permitiram o acompanhamento das crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1 e sua família. Este relatório é constituído pelo enquadramento teórico e conceptual, a justificação do tema central, a metodologia, o percurso de Estágio e aprendizagens significativas para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista, e por fim as considerações finais.This Report aims to explain the training path that was supported by theoretical nursing frameworks, the professional framework of the exercise, the best available scientific evidence and the critical and reflective analysis of clinical practice throughout the Internship, which contributed to the development of common and specific nursing skills of Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing. Caring in Pediatric Nursing involves numerous specificities and implies recognizing and valuing the child and family as a system, in all care contexts. In this training path, the focus of special attention was the care of children with Type 1 Diabetes Mellitus and the concern with this problem stems from professional experience. As with any child's illness, this one has a great impact on itself and on her family. For caregivers, it is a challenge as it requires permanent vigilance and sudden restructuring, reorganization and adaptation of care. In daily life, the family assumes responsibility for managing the disease. However, as the child grows, management must be shared so that it is integrated and gradually assumes responsibility, until its full autonomy. Technological advances and growing evolution in health care require constant updating and training, since nurses are fundamental resources in the education and training of children and families, promoting the effective management of diabetes. It is important that professionals recognize the associated stressors and protective factors in order to provide holistic, non-traumatic and family-centered care. Arising from this theme, in an attempt to improve the quality of care, several activities were developed allowing the monitoring of children with Type 1 Diabetes Mellitus and their families. This report comprises theoretical and conceptual framework, justification for the central theme, methodology, Internship path and significant learning for the development of Specialist Nurse skills and, in the end, final considerations.Sousa, Maria Filomena Abreu deRepositório ComumFigueiredo, Susana Filipa Guiomar2023-07-19T10:41:29Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45559TID:203321820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T07:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:35:05.182951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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