A importância do Marketing Verde para as organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Tomás Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100641
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_245b1dcfa048803006c9ac995e1633d8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do Marketing Verde para as organizaçõesThe importance of Green Marketing for organizationsMarketing VerdeEstágioPapelSustentabilidadeThe Navigator CompanyGreen MarketingInternshipPaperThe Navigator CompanyRelatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de EconomiaEntidade de Acolhimento: O presente relatório de estágio tem como objetivo apresentar o conceito de Marketing Verde, bem como relatar todas as atividades desenvolvidos no âmbito de um estágio realizado na The Navigator Company. Esta organização é responsável pela produção de pasta de papel e papéis de escritório, gráfico, embalagem e tissue.Objetivos do Estágio: O estágio curricular teve lugar nas instalações fabris da The Navigator Company, na Figueira da Foz, e decorreu entre o dia 1 de outubro de 2021 e o dia 16 de fevereiro de 2022. O estágio teve como objetivos principais: identificar os atributos mais relevantes para o consumidor aquando da compra de papel de escritório e papel para embalagem; analisar a predisposição que o consumidor tem para pagar por este tipo de produtos; entender e mapear a oferta dos principais concorrentes, em especial na área do papel de embalagem e apoiar as atividades do dia-a-dia da equipa de marketing.Contribuição Teórica: Dada a génese da organização e as principais atividades realizadas ao longo do estágio, o enquadramento teórico teve como tema principal o Marketing Verde. Dentro deste tema foram abordados aspetos como a evolução do conceito, a presença do Marketing Verde no Marketing Mix, as consequências da prática de atividades ligadas ao mesmo e também o conceito de greenwashing.Contribuição Prática: Indo ao encontro do tema explorado, as principais contribuições práticas passaram pela pesquisa e mapeamento de informação no setor do papel de embalagem ou packaging em papel, dada a sua relevância ecológica em comparação com embalagens feitas noutros materiais, como o plástico. Foi ainda dado destaque a todas as outras atividades realizadas durante o período de estágio.Análise Crítica/Conclusões: As tarefas e objetivos propostos pelo orientador de estágio na organização foram cumpridos na sua totalidade. Foram, ainda, partilhadas com a equipa de marketing, permitindo, deste modo, auxiliar as mais diversas tarefas do departamento.Host Entity: Regarding the graduation in the Marketing Master’s Degree in the Faculty of Economics at University of Coimbra, the following report has the main goal of discussing what is green marketing and how it is operated by companies, as well as the full description of all the activities done during the internship at The Navigator Company. The main business of the company is the production of pulp and paper (office, offset, packaging and tissue).Internship Goals: The internship took place at the company’s paper mill in Figueira da Foz, between October 1st of 2021 and February 16th of 2022. The main goals of the internship were: Identify the most relevant attributes and certifications that the consumer values in office paper and paper packaging; Analyze the consumer’s willingness to pay for such products, mainly paper packaging; Learn who are the main competitors of The Navigator Company and their offer; Support the marketing team with daily tasks; Etc.Theorical Contribution: Due to The Navigator Company’s DNA and all the activities done, the main theme of this report is Green Marketing. Inside this main theme it is brought to light the evolution of the concept, Green Marketing inside the Marketing Mix, the most relevant consequences of it, and greenwashing. Practical Contribution: The main contributions when it comes to practical terms were mapping and researching information regarding the paper packaging sector due to its ecological relevance when compared to other types of packaging materials, such as plastic. Main Conclusions: All the activities proposed by the supervisor were concluded successfully and were shared with the entire marketing team in order to support their work and market research.2022-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100641http://hdl.handle.net/10316/100641TID:203034325porMarques, Tomás Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-08T20:37:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:59.183208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Marketing Verde para as organizações
The importance of Green Marketing for organizations
title A importância do Marketing Verde para as organizações
spellingShingle A importância do Marketing Verde para as organizações
Marques, Tomás Ferreira
Marketing Verde
Estágio
Papel
Sustentabilidade
The Navigator Company
Green Marketing
Internship
Paper
The Navigator Company
title_short A importância do Marketing Verde para as organizações
title_full A importância do Marketing Verde para as organizações
title_fullStr A importância do Marketing Verde para as organizações
title_full_unstemmed A importância do Marketing Verde para as organizações
title_sort A importância do Marketing Verde para as organizações
author Marques, Tomás Ferreira
author_facet Marques, Tomás Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Tomás Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Verde
Estágio
Papel
Sustentabilidade
The Navigator Company
Green Marketing
Internship
Paper
The Navigator Company
topic Marketing Verde
Estágio
Papel
Sustentabilidade
The Navigator Company
Green Marketing
Internship
Paper
The Navigator Company
description Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100641
http://hdl.handle.net/10316/100641
TID:203034325
url http://hdl.handle.net/10316/100641
identifier_str_mv TID:203034325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553075355779072