Influência do comportamento tribal do consumidor de futebol português na marca dos clubes desportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Tiago José Magalhães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32275
Resumo: O Futebol tem um grande impacto na sociedade contemporânea, sendo capaz de mobilizar milhões de pessoas em todo mundo. Vários autores classificam o comportamento do consumidor de desporto como sendo tribal. Este pode observar-se no futebol através dos indivíduos que se unem em torno de uma grande paixão que possuem pela sua equipa, partilhando símbolos, rituais e locais de culto específicos. É neste contexto que emerge a seguinte pergunta de investigação e que orienta este trabalho: Qual a influência do comportamento tribal dos consumidores de futebol português na marca dos clubes desportivos? No sentido de dar resposta à pergunta enunciada, realizou-se um estudo exploratório, dirigido aos simpatizantes, adeptos e sócios dos três clubes de futebol mais populares em Portugal. Recorreu-se a um inquérito por questionário via online, em que foram validadas 376 respostas. Os resultados sugerem a possível existência de diferenças significativas entre o nível de tribalismo dos três clubes de futebol mais populares em Portugal e que o comportamento tribal desportivo pode influenciar positivamente o word-of-mouth, a advocacia da marca e a interação nas redes sociais. Ressalvam-se algumas limitações, nomeadamente, destaca-se a existência de poucas investigações realizadas na área do marketing tribal aplicado no contexto do desporto e a escassez de métricas que permitam avaliar o nível do comportamento tribal do consumidor desportivo. No futuro, sugere-se a realização de investigações que utilizem amostras mais representativas. Estas poderão alargar a análise a outros clubes de futebol portugueses ou fazer a comparação do nível de tribalismo entre adeptos que apoiam equipas de diferentes modalidades desportivas. Sugere-se ainda a aplicação prática e avaliação da eficácia de ações de marketing tribal que possam aumentar os níveis de tribalismo dos adeptos de um clube desportivo.
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