A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanessa Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10390
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
id RCAP_2475a8a14b746173806b227c96db7f33
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das emoções no processo ensino-aprendizagemEmoçõesProcesso ensino-aprendizagemInteligência emocionalRelação professor-alunoContrabaixoConservatório de Música de CascaisEmotionsTeaching-learning processEmotional intelligenceTeacherstudent relationshipDouble bassRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho consiste na descrição do estágio curricular realizado no Conservatório de Música de Cascais, no decorrer do ano letivo 2018/2019, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa. O Conservatório de Música de Cascais, enquanto escola de ensino cooperativo e particular, foi oficialmente reconhecido, em 2008, como a primeira escola oficial no ensino de música no concelho de Cascais. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere, tem apresentado, ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e protocolos estabelecidos com várias instituições do concelho. Neste contexto, uma das principais ofertas educativas, em regime integrado, assenta na articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. A prática pedagógica a que reporta este relatório, foi desenvolvida no âmbito de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de contrabaixo a três alunos do ensino especializado de música (1º e 2º graus). Além do trabalho observado, em contexto de estágio, ao longo do ano, as conclusões finais oferecem um espaço para reflexão no que diz respeito ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à contextualização do ensino. Neste relatório de estágio elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a explanação das práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes atividades e das problemáticas que surgiram no decurso do estágio. Por último, a partir dos resultados obtidos, foi elaborada uma análise crítica da prática docente, que permitiu identificar aspetos positivos e menos positivos, que possam, assim, ser melhorados no futuro.Resumo II (Projeto Investigação) - O professor é visto como uma figura de referência dentro da sala de aula e a grande maioria das suas práticas pedagógicas focam-se, essencialmente, na transmissão de conhecimento. Neste sentido, enfrenta-se a necessidade de investigar o impacto e as influências das emoções na interação pedagógica dentro da sala de aula, bem como a relação de afetividade entre professor e aluno e de que forma as emoções podem influenciar o processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, este projeto de investigação procura abordar a importância das emoções no processo ensino-aprendizagem, tendo em conta que a principal missão da escola se foca no desenvolvimento intelectual e emocional das crianças. Dentro deste panorama, serão exploradas questões sobre as emoções e a sua importância no funcionamento da cognição, no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças e na relação entre professor e aluno. Por fim, serão abordadas algumas estratégias pedagógicas para os professores aplicarem com os seus alunos. Foi, também, levado a cabo um questionário destinado a professores do Ensino Artístico Especializado de Música, no sentido de entender a sua posição em relação à importância das emoções no processo ensino-aprendizagem.Abstract I - Pedagogical Practice - The first part of this research consists in a description of the curricular internship held at Conservatório de Música de Cascais during the 2018/2019 school year, within the framework of the Master's Degree in Music Education at the Escola Superior de Música de Lisboa. Conservatório de Música de Cascais as a school of cooperative and private music, was officially recognized in 2008 as the first official school in music teaching in the municipality of Cascais. Given the circumstances of the social and political environment in which it is inserted, it has presented over the years a series of new opportunities and protocol relations with various institutions of the county. In this context, one of the main educational offerings, under an integrated system, is based on the pedagogical and logistic articulation between the conservatory and the regular school – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. The pedagogical practice referred to in this report was developed during an internship, with the discipline of Double bass being taught to three students of specialized music education (1st and 2nd degrees). In addition to the work observed, in the context of internship, throughout the year, the final conclusions offer a space for reflection regarding the social context of music in its pedagogical aspect and the contextualization of teaching. This internship report elaborates the school and student’s characterization, as well as an explanation of the educational practices developed, presenting a description of the different activities and problems that arose during the internship. Finally, from the results obtained, a critical analysis of the teaching practice was elaborated, which allowed to identify positive and less positive aspects, that can be improved in the future.Abstract II – Research - The teacher has always been recognized as a prominent figure in the classroom and the great majority of his pedagogical practices are essentially focused on the transmission of knowledge. Hence, there is the need to investigate the impact and the influences of the emotions in the pedagogical interaction within the classroom, as well as the relationship of affectivity between teacher and student and in which form this influences the teachinglearning process. This research project seeks to address the importance of emotions in the teaching-learning process taking into account that the main mission of the school focuses on children's intellectual and emotional development. Within this scenario, questions about emotions and their importance in the functioning of cognition, in the development of children's emotional intelligence and in the relationship between teacher and student will be explored. Finally, some pedagogical strategies will be approached for teachers to apply with their students. A questionnaire was developed for teachers of the Specialized Artistic Teaching of Music in order to understand the position of the teachers in relation to the importance of emotions in the teaching-learning process.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaRêgo, Manuel LuísRCIPLLima, Vanessa Oliveira2019-07-31T09:20:53Z2019-072019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10390TID:202267598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:49.362419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
title A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
spellingShingle A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
Lima, Vanessa Oliveira
Emoções
Processo ensino-aprendizagem
Inteligência emocional
Relação professor-aluno
Contrabaixo
Conservatório de Música de Cascais
Emotions
Teaching-learning process
Emotional intelligence
Teacherstudent relationship
Double bass
title_short A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
title_full A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
title_fullStr A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
title_sort A importância das emoções no processo ensino-aprendizagem
author Lima, Vanessa Oliveira
author_facet Lima, Vanessa Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rêgo, Manuel Luís
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanessa Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Processo ensino-aprendizagem
Inteligência emocional
Relação professor-aluno
Contrabaixo
Conservatório de Música de Cascais
Emotions
Teaching-learning process
Emotional intelligence
Teacherstudent relationship
Double bass
topic Emoções
Processo ensino-aprendizagem
Inteligência emocional
Relação professor-aluno
Contrabaixo
Conservatório de Música de Cascais
Emotions
Teaching-learning process
Emotional intelligence
Teacherstudent relationship
Double bass
description Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31T09:20:53Z
2019-07
2019-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10390
TID:202267598
url http://hdl.handle.net/10400.21/10390
identifier_str_mv TID:202267598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453253345280