A parcialidade do ouvir por perto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuser, Marina Costin
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/869
Resumo: O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema eArtes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.
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As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema eArtes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema eArtes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.O Cinema de Trinh T. Minh-ha: Intervalos entre Antropologia, Cinema eArtes Visuais, de Gustavo Soranz (2019), lança luz sobre um cinema de invenção bastante sofisticado, embora pouco explorado. Os filmes da cineasta e teórica vietnamita não circulam pelo circuito comercial, sendo mais acessado em museus do que em salas de cinema. Mas por outro lado é um cinema que causa impacto por onde passa, provocando fascinação e estranheza em diversos lugares, chamando a atenção de teóricos proeminentes do cinema. Os filmes tocaram Soranz, que os dedicou sua tese de doutoramento. O autor vive em Manaus, onde a recepção e as referências são bastante diferentes do contexto da Califórnia, onde vive Trinh, ou do continente asiático, onde os filmes ficaram bastante conhecidos. As veias abertas latino-americanas suscitam novas leituras, novas margens que desafiam o fulcro do fazer cinema e de suas narrativas. Foi nesse continente que surgiram movimentos que provocaram abalos sísmicos no cinema mundial, e a profusão de novos cinemas em países do então chamado “terceiro mundo’, que encontram alguma ressonância no cinema de Trinh.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/869oai:doc.ubi.pt:article/869DOC On-line; n. 28: POLÍTICA E IDEOLOGIA | Política e Ideología | Politics and ideology | Politique et idéologieDOC On-line; n. 28: POLÍTICA E IDEOLOGIA | Política e Ideología | Politics and ideology | Politique et idéologieDOC On-line; n. 28: POLÍTICA E IDEOLOGIA | Política e Ideología | Politics and ideology | Politique et idéologieDOC On-line; n. 28: POLÍTICA E IDEOLOGIA | Política e Ideología | Politics and ideology | Politique et idéologie1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/869http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/869/pdfCopyright (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessFuser, Marina Costin2022-12-03T05:26:01ZPortal AgregadorONG
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