Tipologia dos conflitos comportamentais existentes nas unidades de Infantaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7522
Resumo: O presente Trabalho de Investigação Aplicada incidiu sobre a “Tipologia dos Conflitos Comportamentais nas Unidades de Infantaria”. Tendo como objetivo geral contribuir para o quadro teórico e prático na área dos comportamentos organizacionais – gestão de conflitos no contexto militar. Para o estudo foram realizadas doze entrevistas exploratórias, bem como um inquérito aplicado a uma amostra de trezentos e vinte militares, a qual foi dividida em três categorias: oficiais, sargentos e praças. Com base nas respostas obtidas nos inquéritos, efetuou-se o tratamento e a análise estatística com recurso ao programa estatístico Statistical Package for Social Sciences. Identificaram-se oito tipos de conflitos comportamentais, a saber: “necessidades dos indivíduos não satisfeitas”; “complexidade organizacional”; “não funcionamento da hierarquia”; “critério de desempenho e recompensas”, “falta de profissionalismo”; “interesses pessoais”, “tarefas atribuídas” e “pressão de tempo”. Da análise dos resultados, concluiu-se que o tipo “interesses pessoais” é o que regista maior probabilidade de ocorrência nas unidades de infantaria. Por sua vez a “complexidade organizacional” é o tipo de conflitos comportamentais com menor probabilidade de ocorrência. Para otimizar os conflitos, sendo estes inevitáveis, é necessário enfrentá-los, com uma postura de “colaboração” para que ambas as partes saiam a ganhar, criando um clima de confiança e de respeito. Conclui-se que é vantajoso para a organização manter uma ligeira intensidade de conflito, na medida em que o mesmo é indutor de mudança, pensamento inovador e desenvolvimento do conhecimento do meio, bem como do desenvolvimento organizacional. Gera diversidade de pontos de vista, aumenta a probabilidade de surgirem soluções inovadoras e incrementa a qualidade das decisões. Os que exercem funções de comando e chefia possuem um papel crucial na otimização dos conflitos comportamentais.
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