Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Ângela Filipa Gonçalves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/43466
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2488fd08abd273823396156d97ac1874
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprenderOutdoor space as a promoter of learning: play and learningEspaço exteriorBrincarAprendizagem ativaOutdoor spacePlayingActive learningCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio, desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho, descreve, fundamenta, analisa e avalia o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos de Jardim-de-infância e de Creche. Este percurso iniciou-se com uma observação atenta de todas as dimensões pedagógicas e dos interesses e necessidades das crianças, bem como com a interação e diálogos com as crianças e as educadoras. Identificada uma problemática, procedeu-se ao desenho de um plano de intervenção pedagógica em torno do tema “Espaço exterior como promotor de aprendizagens: Brincar e Aprender”. No contexto de Jardim-de-infância, esta temática surgiu da observação do enorme interesse das crianças pelo tempo de exterior e dos constrangimentos impostos pelas reduzidas dimensões do espaço da sala para o elevado número de crianças do grupo. Na Creche, a continuidade da temática de intervenção revelou-se pertinente, uma vez que o espaço exterior era pouco utilizado e não disponibilizava equipamento e materiais diversificados. Este projeto teve como principal finalidade promover experiências e atividades de aprendizagem diversificadas através da criação de oportunidades de brincar no espaço exterior. De modo a responder aos interesses e necessidades das crianças foram desenvolvidas diversas estratégias. No Jardim-de-infância, o projeto passou pela realização de atividades no espaço exterior, durante as quais as crianças tiveram oportunidade de explorar o espaço e os seus recursos, contactar com materiais e fenómenos naturais e realizar experiências em múltiplas áreas de aprendizagem. Na Creche, a intervenção centrou-se na introdução de novos materiais e no desenvolvimento de experiências de exploração sensorial. A intervenção pedagógica desenvolvida no Jardim-de-infância ampliou a curiosidade e o conhecimento das crianças sobre mundo e proporcionou a realização de aprendizagens estimulantes, em vários domínios. Relativamente à Creche, alargaram-se as oportunidades de exploração sensorial, o contacto com materiais naturais e as experiências ao ar livre das crianças. Concluindo, o projeto desenvolvido permitiu constatar a importância do brincar no espaço exterior, como oportunidade de aprendizagem da criança em contextos de educação de infância.The present internship report, developed during the supervised practice teaching of the Master in Education in Preschool of Minho University describes, fundaments, analyses and evaluates the project of pedagogic intervention in the context of kindergarten and daycare centery. This journey begins with a close observation of all the pedagogic dimensions and the children’s interests and necessities, as well as the interaction and dialogs with the children and the kindergarten teachers. After identifying a problematic, a plan of pedagogic intervention surrounding the “Outdoor space as a promoter of learning: Play and Learning”, theme was constructed, defining the project’s goals. In the context of kindergarten, this theme came from the enormous interest shown by the children for outdoor activities, as well as the elevated number of children present in the room, in such a limited space. In the daycare center, the continuity of the thematic intervention revealed that it was relevant, since the outdoor space was not often used and didn’t give equipment and material diversity. This project had as primary goals the promotion of diversified learning activities and experiences through the creation of opportunities of playing in the outdoor space. To respond to the children’s interests and necessities, multiple strategies were developed. In the kindergarten, the project was to accomplish the diversification of outdoors experiences, during which the children had the opportunity to explore the space and its resources, being in contact with materials and natural phenomena as well as exploring different learning areas. In the daycare center, it was essentially the introduction of new materials and the promotion of sensorial exploration experiences. The pedagogic intervention developed in the kindergarten amplified the children’s curiosity and knowledge about the world that surrounds them, providing a stimulating apprenticeship, on various domains. In regards to the daycare center, they broadened the opportunities of sensorial exploration, the contact with natural materials and outdoor experiences. In conclusion, the project allowed for the realization of the importance of playing outdoors as an opportunity of learning of children’s in context of childhood education.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoSá, Ângela Filipa Gonçalves de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43466por201267144info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:12.757930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
Outdoor space as a promoter of learning: play and learning
title Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
spellingShingle Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
Sá, Ângela Filipa Gonçalves de
Espaço exterior
Brincar
Aprendizagem ativa
Outdoor space
Playing
Active learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
title_full Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
title_fullStr Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
title_full_unstemmed Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
title_sort Espaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprender
author Sá, Ângela Filipa Gonçalves de
author_facet Sá, Ângela Filipa Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Ângela Filipa Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço exterior
Brincar
Aprendizagem ativa
Outdoor space
Playing
Active learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Espaço exterior
Brincar
Aprendizagem ativa
Outdoor space
Playing
Active learning
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/43466
url http://hdl.handle.net/1822/43466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201267144
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133140040548352