E agora... Podemos ir brincar lá fora? A exploração do espaço exterior em creche e jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43197 |
Resumo: | Este projeto tem como tema “Como potenciar o brincar no espaço exterior, em contexto de Creche e Jardim de Infância”. O meu principal objetivo foi compreender a sua importância para as educadoras cooperantes e para as instituições onde estagiei, nomeadamente se este espaço existia e se era valorizado, que tipo de materiais oferecia para as crianças brincarem e se as educadoras promoviam brincadeiras e atividades nele. Procurei ainda, durante os estágios, realizar atividades no sentido de promover a brincadeira no espaço exterior. O estudo foi realizado no âmbito da investigação qualitativa, inspirado na metodologia da investigação-ação. Observei crianças de dois grupos distintos (um grupo em creche e outro em jardim de infância), com idades compreendidas entre os 12 meses e os 6 anos. Os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação, as notas de campo (conversas informais, reflexões e os registos multimédia) e os inquéritos por questionário, realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras e realizar propostas de intervenção adequadas no âmbito do tema deste projeto. Como conclusões do estudo, destaco que brincar deve ser valorizado em qualquer espaço, uma vez que permite à criança expressar as suas emoções e desenvolver as suas capacidades e competências de forma holística. Apesar de ter observado que o brincar não era valorizado, principalmente numa instituição onde a rotina é muito estruturada e onde se privilegia a produção de trabalhos, devemos reconhecer que ao ar livre a criança tem uma maior liberdade de movimentos e exploração, um contacto privilegiado com a natureza e experiências bastante ricas e fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizagem. |
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E agora... Podemos ir brincar lá fora? A exploração do espaço exterior em creche e jardim de infânciaAprendizagemDesenvolvimentoBrincarExploraçãoEspaço exteriorCreche e Jardim de InfânciaLearningDevelopmentPlayingExplorationOutdoor SpaceNursery and KindergartenEste projeto tem como tema “Como potenciar o brincar no espaço exterior, em contexto de Creche e Jardim de Infância”. O meu principal objetivo foi compreender a sua importância para as educadoras cooperantes e para as instituições onde estagiei, nomeadamente se este espaço existia e se era valorizado, que tipo de materiais oferecia para as crianças brincarem e se as educadoras promoviam brincadeiras e atividades nele. Procurei ainda, durante os estágios, realizar atividades no sentido de promover a brincadeira no espaço exterior. O estudo foi realizado no âmbito da investigação qualitativa, inspirado na metodologia da investigação-ação. Observei crianças de dois grupos distintos (um grupo em creche e outro em jardim de infância), com idades compreendidas entre os 12 meses e os 6 anos. Os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação, as notas de campo (conversas informais, reflexões e os registos multimédia) e os inquéritos por questionário, realizados às educadoras cooperantes. A análise e interpretação das informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras e realizar propostas de intervenção adequadas no âmbito do tema deste projeto. Como conclusões do estudo, destaco que brincar deve ser valorizado em qualquer espaço, uma vez que permite à criança expressar as suas emoções e desenvolver as suas capacidades e competências de forma holística. Apesar de ter observado que o brincar não era valorizado, principalmente numa instituição onde a rotina é muito estruturada e onde se privilegia a produção de trabalhos, devemos reconhecer que ao ar livre a criança tem uma maior liberdade de movimentos e exploração, um contacto privilegiado com a natureza e experiências bastante ricas e fundamentais para o seu desenvolvimento e aprendizagem.The theme of this Project is "How to enhance the outer space playing, in nursery and kindergarten?". My main objective was to understand its importance for the educators and the institutions where I developed my internship, namely, if this space existed and was valued, what type of materials it offered for the children and if the educators promoted playing activities in it. I also tried, during the internships, to promote playing activities in the outer space. The study was carried out in the field of qualitative research, inspired by the research- action methodology. I have observed children from two different groups (one group in nursery and the other in kindergarten), between 12 months and 6 years. The data collection, treatment and analysis procedures used in the research were the observation, field notes (informal conversations, reflections and multimedia records) and questionnaire inquiries to cooperating educators. The analysis and interpretation of the information collected allowed us to understand the pedagogical practice of educators and to make appropriate intervention proposals within the scope of the theme of this project. As conclusions of the study, I highlight that playing should be valued in any space, since it allows children to express their emotions and develop their abilities and skills in a holistic way. Despite having observed that playing was not valued, especially in an institution where the routine is highly structured and where the production of work is privileged, we must recognize that being free to raise the child has greater freedom of movement and exploration, a privileged contact with Nature and experiences quite rich and fundamental for their development and learning.Pires, Ana Luísa OliveiraRepositório ComumCruz, Tânia Sofia Moço da2023-01-13T15:23:57Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43197TID:203155262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:47.016424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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