A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26864 |
Resumo: | O presente relatório pretende apresentar um projeto de investigação-ação, realizado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos basilares de investigação são compreender como podem atividades de educação intercultural nos primeiros anos de escolaridade contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural e compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os alunos desenvolvem a partir de projetos de interação com o Outro, em aula de inglês no 1.º CEB. Para atingir estes objetivos, propusemo-nos desenvolver a educação intercultural, tendo em conta as seguintes três dimensões: conhecimentos, atitudes e capacidades; através da realização de atividades adequadas a este nível de ensino e da implementação de um projeto eTwinning. O projeto eTwinning, intitulado Let’s get to know each other, contou com a participação de uma turma da Turquia, uma turma da Itália e uma turma da Guadalupe, envolvendo um universo total de oitenta e dois alunos, com idades compreendidas entre nove e onze anos de idade. Este projeto teve como intuito promover a interação entre crianças de diferentes nacionalidades, desenvolvendo um espírito de partilha, bem como a alteridade. A análise dos dados, recolhidos mediante o uso de instrumentos, como a videogravação das sessões, um inquérito por questionário, uma entrevista e inquéritos de avaliação, permitiu-nos concluir que a promoção da abordagem intercultural em aula de inglês no 1.º Ciclo de Ensino Básico desenvolve nos/as alunos/as um espírito de abertura ao Outro e à sua cultura, bem como o desejo de conhecer e interagir com o Outro. Concluímos, também, que o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural nos primeiros anos de escolaridade semeia as bases de uma sociedade mais recetiva e equitativa, consciente de que se enriquece pela inclusão da diversidade |
id |
RCAP_249da79516fd90db4a38d0e8800b2b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outroCompetência comunicativa interculturalO encontro com o outroDiálogo interculturalO presente relatório pretende apresentar um projeto de investigação-ação, realizado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos basilares de investigação são compreender como podem atividades de educação intercultural nos primeiros anos de escolaridade contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural e compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os alunos desenvolvem a partir de projetos de interação com o Outro, em aula de inglês no 1.º CEB. Para atingir estes objetivos, propusemo-nos desenvolver a educação intercultural, tendo em conta as seguintes três dimensões: conhecimentos, atitudes e capacidades; através da realização de atividades adequadas a este nível de ensino e da implementação de um projeto eTwinning. O projeto eTwinning, intitulado Let’s get to know each other, contou com a participação de uma turma da Turquia, uma turma da Itália e uma turma da Guadalupe, envolvendo um universo total de oitenta e dois alunos, com idades compreendidas entre nove e onze anos de idade. Este projeto teve como intuito promover a interação entre crianças de diferentes nacionalidades, desenvolvendo um espírito de partilha, bem como a alteridade. A análise dos dados, recolhidos mediante o uso de instrumentos, como a videogravação das sessões, um inquérito por questionário, uma entrevista e inquéritos de avaliação, permitiu-nos concluir que a promoção da abordagem intercultural em aula de inglês no 1.º Ciclo de Ensino Básico desenvolve nos/as alunos/as um espírito de abertura ao Outro e à sua cultura, bem como o desejo de conhecer e interagir com o Outro. Concluímos, também, que o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural nos primeiros anos de escolaridade semeia as bases de uma sociedade mais recetiva e equitativa, consciente de que se enriquece pela inclusão da diversidadeThis report is based on an action-research project, carried out on a group of children in 4th grade of Primary Education, in the English class, aiming: to understand how education activities for intercultural education in the first years of schooling contribute to the development of the intercultural communicative competence (ICC) and to understand what knowledge, attitudes and abilities the students develop from projects of interaction with the Other. In order to achieve these objectives, we have developed the intercultural education, by considering the following three dimensions: knowledge, attitudes and capacities, through activities appropriated to this level of education and the implementation of an eTwinning project. In the eTwinning project, entitled “Let's get to know each other”, participated classes from Turkey, Italy and Guadeloupe, involving a total universe of eighty-two students, aged nine to eleven. This project aimed to promote the interaction between children of different nationalities, developing a spirit of sharing, as well as alterity. The data analysis, collected through the use of instruments such as video recording, a questionnaire, an interview and assessment questionnaires, allowed us to conclude that the intercultural approach in the English class of Primary Education develops openness and respect to others and their culture, as well as the desire to know and interact with the Other. We also conclude that the development of intercultural communicative competence in the first years of schooling builds the foundations of a more receptive and equitable society, aware that it is enriched by the inclusion of diversity2019-10-24T08:01:15Z2018-07-19T00:00:00Z2018-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26864TID:202231925porCosta, Sandrine Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:03Zoai:ria.ua.pt:10773/26864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:46.636133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
title |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
spellingShingle |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro Costa, Sandrine Marques Competência comunicativa intercultural O encontro com o outro Diálogo intercultural |
title_short |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
title_full |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
title_fullStr |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
title_full_unstemmed |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
title_sort |
A promoção da educação intercultural em aula de inglês no 1º CEB: o encontro com o outro |
author |
Costa, Sandrine Marques |
author_facet |
Costa, Sandrine Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandrine Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência comunicativa intercultural O encontro com o outro Diálogo intercultural |
topic |
Competência comunicativa intercultural O encontro com o outro Diálogo intercultural |
description |
O presente relatório pretende apresentar um projeto de investigação-ação, realizado numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos basilares de investigação são compreender como podem atividades de educação intercultural nos primeiros anos de escolaridade contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural e compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os alunos desenvolvem a partir de projetos de interação com o Outro, em aula de inglês no 1.º CEB. Para atingir estes objetivos, propusemo-nos desenvolver a educação intercultural, tendo em conta as seguintes três dimensões: conhecimentos, atitudes e capacidades; através da realização de atividades adequadas a este nível de ensino e da implementação de um projeto eTwinning. O projeto eTwinning, intitulado Let’s get to know each other, contou com a participação de uma turma da Turquia, uma turma da Itália e uma turma da Guadalupe, envolvendo um universo total de oitenta e dois alunos, com idades compreendidas entre nove e onze anos de idade. Este projeto teve como intuito promover a interação entre crianças de diferentes nacionalidades, desenvolvendo um espírito de partilha, bem como a alteridade. A análise dos dados, recolhidos mediante o uso de instrumentos, como a videogravação das sessões, um inquérito por questionário, uma entrevista e inquéritos de avaliação, permitiu-nos concluir que a promoção da abordagem intercultural em aula de inglês no 1.º Ciclo de Ensino Básico desenvolve nos/as alunos/as um espírito de abertura ao Outro e à sua cultura, bem como o desejo de conhecer e interagir com o Outro. Concluímos, também, que o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural nos primeiros anos de escolaridade semeia as bases de uma sociedade mais recetiva e equitativa, consciente de que se enriquece pela inclusão da diversidade |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-19T00:00:00Z 2018-07-19 2019-10-24T08:01:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26864 TID:202231925 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26864 |
identifier_str_mv |
TID:202231925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137652582121472 |