À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45496 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_2696ab1ba0fd8fe490265d4aafdf33c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45496 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeiraDiscovering myself and the others: promoting intercultural competence in the foreign language classroomCompetência comunicativa interculturalTolerânciaRespeitoEmpatiaIntercultural communicative competenceToleranceRespectEmpathyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO relatório que aqui se apresenta reporta-se ao Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do Inglês e de Espanhol no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem por função descrever e fundamentar a implementação do Projeto de Intervenção, intitulado “À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira”, desenvolvido em duas turmas (7º e 8º anos de escolaridade), numa escola básica do distrito de Braga. Por vivermos hoje numa sociedade culturalmente globalizada, surge a necessidade de estabelecer diariamente intercâmbios com pessoas de diferentes países e de nos preparamos para uma comunicação eficaz entre pessoas de diferentes culturas. É neste sentido que a competência intercultural ganha bastante relevância, visando desenvolver conhecimentos, capacidades, e atitudes favoráveis à aceitação, ao respeito e entendimento mútuo. Para que tal seja possível, o aprendente deverá ser conduzido numa descoberta de si próprio, consciencializando as suas ideias e valores, e a sua influência no modo como olha os “outros”. Através do confronto de ideias e valores, os alunos poderão interpretar os “outros” de uma nova perspetiva de forma a melhor os compreender e criar atitudes de empatia. Com base nestes pressupostos, foram definidos para este projeto os seguintes objetivos: aferir perceções iniciais dos alunos sobre as suas atitudes e motivações no âmbito da competência intercultural; promover a competência intercultural; promover a autorregulação das aprendizagens interculturais e avaliar o impacto das estratégias de intervenção na competência intercultural dos alunos. As estratégias de intervenção incluíram atividades de enriquecimento cultural e linguístico, bem como de reflexão sobre as diferenças entre culturas e a forma como “eu” me comporto e como se comporta o “outro”. A avaliação do projeto, efetuada com base em registos de aprendizagem e opiniões dos alunos, revela o seu impacto positivo, tanto no desenvolvimento da competência intercultural dos alunos, quanto no meu enriquecimento profissional e pessoal.The following report is a result of the teaching training period within the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It aims to describe and discuss the implementation of my Intervention Project, entitled “Discovering myself and the others: the promotion of intercultural competence in the foreign language classroom”, which was developed in two classes (7th and 8th grades) in a basic school in the district of Braga. Due to our culturally globalized society we frequently need to make exchanges with people from different countries, and in order to ensure effective communication we need to be prepared to interact with people from different cultures. Therefore, intercultural competence acquires high relevance, since it aims to develop knowledge, capacities and attitudes that enhance acceptance, respect and mutual understanding. For this to be possible students should discover their “self” in order to become aware of personal ideas and values and how these influence the way they see other people. By confronting ideas and values, students may interpret the “others” from a different perspective, so that they can better understand and empathize with them. On the basis of the above assumptions, the following objectives were set: assess students’ initial perceptions on their attitudes and motivations within intercultural competence; promote their intercultural competences; promote the self-regulation of their intercultural learning and assess the impact of intervention strategies in students’ intercultural competences. Strategies included activities to promote students’ cultural and linguistic knowledge, as well as reflection on differences between cultures and how “I” behave and how the “others” behave. Project evaluation based on students’ records of learning and opinions highlights its positive impact, both on the development of students’ intercultural competence and on my professional and personal growth.Vieira, FláviaCea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoPeixoto, Ivânia Maria Teixeira2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45496por201561085info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:05.837749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira Discovering myself and the others: promoting intercultural competence in the foreign language classroom |
title |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira |
spellingShingle |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira Peixoto, Ivânia Maria Teixeira Competência comunicativa intercultural Tolerância Respeito Empatia Intercultural communicative competence Tolerance Respect Empathy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira |
title_full |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira |
title_fullStr |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira |
title_sort |
À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira |
author |
Peixoto, Ivânia Maria Teixeira |
author_facet |
Peixoto, Ivânia Maria Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Flávia Cea Álvarez, Ana María Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Ivânia Maria Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência comunicativa intercultural Tolerância Respeito Empatia Intercultural communicative competence Tolerance Respect Empathy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competência comunicativa intercultural Tolerância Respeito Empatia Intercultural communicative competence Tolerance Respect Empathy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 2016-12-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45496 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201561085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132704493535232 |