À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Ivânia Maria Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45496
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_2696ab1ba0fd8fe490265d4aafdf33c4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeiraDiscovering myself and the others: promoting intercultural competence in the foreign language classroomCompetência comunicativa interculturalTolerânciaRespeitoEmpatiaIntercultural communicative competenceToleranceRespectEmpathyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO relatório que aqui se apresenta reporta-se ao Estágio Profissional do Mestrado em Ensino do Inglês e de Espanhol no 3° Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem por função descrever e fundamentar a implementação do Projeto de Intervenção, intitulado “À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira”, desenvolvido em duas turmas (7º e 8º anos de escolaridade), numa escola básica do distrito de Braga. Por vivermos hoje numa sociedade culturalmente globalizada, surge a necessidade de estabelecer diariamente intercâmbios com pessoas de diferentes países e de nos preparamos para uma comunicação eficaz entre pessoas de diferentes culturas. É neste sentido que a competência intercultural ganha bastante relevância, visando desenvolver conhecimentos, capacidades, e atitudes favoráveis à aceitação, ao respeito e entendimento mútuo. Para que tal seja possível, o aprendente deverá ser conduzido numa descoberta de si próprio, consciencializando as suas ideias e valores, e a sua influência no modo como olha os “outros”. Através do confronto de ideias e valores, os alunos poderão interpretar os “outros” de uma nova perspetiva de forma a melhor os compreender e criar atitudes de empatia. Com base nestes pressupostos, foram definidos para este projeto os seguintes objetivos: aferir perceções iniciais dos alunos sobre as suas atitudes e motivações no âmbito da competência intercultural; promover a competência intercultural; promover a autorregulação das aprendizagens interculturais e avaliar o impacto das estratégias de intervenção na competência intercultural dos alunos. As estratégias de intervenção incluíram atividades de enriquecimento cultural e linguístico, bem como de reflexão sobre as diferenças entre culturas e a forma como “eu” me comporto e como se comporta o “outro”. A avaliação do projeto, efetuada com base em registos de aprendizagem e opiniões dos alunos, revela o seu impacto positivo, tanto no desenvolvimento da competência intercultural dos alunos, quanto no meu enriquecimento profissional e pessoal.The following report is a result of the teaching training period within the Master in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education. It aims to describe and discuss the implementation of my Intervention Project, entitled “Discovering myself and the others: the promotion of intercultural competence in the foreign language classroom”, which was developed in two classes (7th and 8th grades) in a basic school in the district of Braga. Due to our culturally globalized society we frequently need to make exchanges with people from different countries, and in order to ensure effective communication we need to be prepared to interact with people from different cultures. Therefore, intercultural competence acquires high relevance, since it aims to develop knowledge, capacities and attitudes that enhance acceptance, respect and mutual understanding. For this to be possible students should discover their “self” in order to become aware of personal ideas and values and how these influence the way they see other people. By confronting ideas and values, students may interpret the “others” from a different perspective, so that they can better understand and empathize with them. On the basis of the above assumptions, the following objectives were set: assess students’ initial perceptions on their attitudes and motivations within intercultural competence; promote their intercultural competences; promote the self-regulation of their intercultural learning and assess the impact of intervention strategies in students’ intercultural competences. Strategies included activities to promote students’ cultural and linguistic knowledge, as well as reflection on differences between cultures and how “I” behave and how the “others” behave. Project evaluation based on students’ records of learning and opinions highlights its positive impact, both on the development of students’ intercultural competence and on my professional and personal growth.Vieira, FláviaCea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoPeixoto, Ivânia Maria Teixeira2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45496por201561085info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:05.837749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
Discovering myself and the others: promoting intercultural competence in the foreign language classroom
title À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
spellingShingle À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
Peixoto, Ivânia Maria Teixeira
Competência comunicativa intercultural
Tolerância
Respeito
Empatia
Intercultural communicative competence
Tolerance
Respect
Empathy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
title_full À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
title_fullStr À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
title_sort À descoberta do eu e do outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira
author Peixoto, Ivânia Maria Teixeira
author_facet Peixoto, Ivânia Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Cea Álvarez, Ana María
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Ivânia Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa intercultural
Tolerância
Respeito
Empatia
Intercultural communicative competence
Tolerance
Respect
Empathy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competência comunicativa intercultural
Tolerância
Respeito
Empatia
Intercultural communicative competence
Tolerance
Respect
Empathy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2016-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45496
url http://hdl.handle.net/1822/45496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201561085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132704493535232