A influência dos bloggers no target feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Anna Luísa Abrantes Marotti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27641
Resumo: Vivemos num contexto de marketing em que a criação do envolvimento entre as marcas e os consumidores é essencial. No âmbito do Marketing, os bloggers têm se tornado uma ferramenta eficaz na disseminação de informação relativa às marcas, procurando influenciar as atitudes e comportamentos dos consumidores. Nesta tese de mestrado pretendeu-se compreender o papel desempenhado pelos bloggers nas marcas, segundo a perceção dos consumidores, nomeadamente do público feminino. Procurou-se, ainda, perceber se as recomendações destes influencers digitais afetam as decisões de compra dos consumidores e se estes fomentam o envolvimento dos consumidores com as marcas. Esta investigação abordou, como temáticas principais de revisão de literatura, a atividade de blogging, o word-of-mouth, a questão da credibilidade de bloggers e o influencer marketing. Através de um estudo assente num continuum epistemológico, o que implica a utilização de estudos quantitativos e qualitativos, concluiu-se que os consumidores veem a transmissão de informações e a promoção de novas marcas e de novos produtos ou serviços como sendo as principais funções dos bloggers. Para além disso, as recomendações fornecidas por bloggers revelaram-se influentes durante a tomada de decisão dos consumidores. Os bloggers auxiliam, ainda, na criação de envolvimento entre os consumidores e as marcas quando estes são percebidos como credíveis e quando o tipo de marca tem significado para o consumidor. Por fim, a credibilidade percebida, a proximidade entre blogger e seguidor e a credibilidade associada a um elevado número de seguidores mostraram-se itens que permitem medir a influência dos bloggers nos comportamentos de consumo.
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