A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/627
Resumo: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_24afb9965289ed87e3950e8acec3d5b3
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar críticoEducaçãoÁreas ruraisEstabelecimentos de ensinoEducação interculturalMulticulturalismoEncerramento de escolasPortugalDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade AbertaO reordenamento do parque escolar originou o encerramento da maioria das escolas do primeiro ciclo com reduzido número de alunos. As zonas rurais foram as mais afectadas pois viram desaparecer a única esperança de sobreviverem à desertificação a que estão votadas. As crianças são consequentemente integradas em escolas maiores, multiculturais, nas quais, não raras vezes, a uniformização educativa teima em persistir por falta de meios. O presente estudo tem como objectivo a análise das consequências do encerramento das pequenas escolas em meio rural: efeitos no espaço rural; resultados no processo educativo; nos valores e nas tradições; consequências para os docentes e, acima de tudo, no desenvolvimento das crianças. A homogeneidade cultural já não existe e a adaptação à nova realidade torna-se imperiosa no ensino. Contudo, verifica-se um enorme desfasamento entre o currículo e os anseios dos alunos, entre os programas lectivos e os objectivos pretendidos; um desencontro entre os currículos e a multiculturalidadeLa réorganisation du réseau des écoles élémentaires a provoqué la fermeture de la majorité des écoles primaires comportant un nombre réduit d’élèves. Les régions rurales ont été les plus affectées car elles ont vu, ainsi, disparaître le seul espoir de survivre à la désertification. Les enfants sont conséquemment intégrées dans des écoles plus grandes, multiculturelles, dans lesquelles, pas rarement, l’uniformisation éducative persiste encore faute de moyens. Notre étude a eu comme objectif l’analyse des conséquences de la fermeture des petites écoles primaires rurales : effets sur l’espace rural ; résultats sur le processus éducatif ; sur les valeurs et les traditions; les conséquences sur les professeurs et, principalement, sur le développement des enfants. L’homogénéité culturelle n’existe plus et l’adaptation à la nouvelle réalité devient impérieuse dans l’enseignement. Cependant, on vérifie un énorme déphasage entre le les matières scolaires prévues et les aspirations des élèves, entre les programmes et les objectifs souhaités ; un décalage entre l’enseignement et la MulticulturalitéThe rearrangement of the school park caused the closure of most middle schools with short number of students. The rural areas were the most affected because they saw their only hope to survive the desertification they are doomed disappear. Children are consequently integrated in bigger, multicultural schools, in which, often, the educational uniformity persists, due to the lack of means. The current study wishes to analyse the consequences of small rural schools closure: effects in rural environment; results in the educational process; in Portuguese values and traditions; consequences to teachers and, above all, to children development. Cultural homogeneity does not exist anymore and the adaptation to the new reality is crucial in education. However, we are witnessing a huge disarrangement between students’ study course and their wishes, between the curricular programme and the objectives wished; a distance between curriculum and multiculturalismNoronha, Maria Teresa deRepositório AbertoAlmeida, Alexandra da Silva2009-01-26T16:28:06Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1295515 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:17Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:00.247400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
title A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
spellingShingle A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
Almeida, Alexandra da Silva
Educação
Áreas rurais
Estabelecimentos de ensino
Educação intercultural
Multiculturalismo
Encerramento de escolas
Portugal
title_short A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
title_full A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
title_fullStr A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
title_full_unstemmed A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
title_sort A educação em meios rurais e a multiculturalidade: o encerramento dos pequenos estabelecimentos de ensino no meio rural: um olhar crítico
author Almeida, Alexandra da Silva
author_facet Almeida, Alexandra da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Noronha, Maria Teresa de
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Alexandra da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Áreas rurais
Estabelecimentos de ensino
Educação intercultural
Multiculturalismo
Encerramento de escolas
Portugal
topic Educação
Áreas rurais
Estabelecimentos de ensino
Educação intercultural
Multiculturalismo
Encerramento de escolas
Portugal
description Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/627
url http://hdl.handle.net/10400.2/627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1295515 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996324155392