Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2281 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este relatório de investigação tem como objetivo expor qual a importância da leitura na formação social de um individuo, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania. A leitura e a escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela ação intencional dos educadores/ professores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional, tornou-se relevante compreender e descrever o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a importância da leitura para a formação de melhores cidadãos. Nesse sentido, apresentar-se-á o impacto do projeto “Histórias da Ajudaris” nas instituições educativas, compreendendo em que medida o projeto vai ao encontro com os princípios que definem um ensino/aprendizagem orientado para o desenvolvimento de competências transversais no domínio da literacia, bem como o desenvolvimento pleno da cidadania. Para isso, foram adotados diversos procedimentos metodológicos em articulação com os objetivos de investigação, destacando-se a pesquisa das diferentes teorias públicas que sustentam o tema, a análise documental, a aplicação de um inquérito por questionário e as análises descrita e inferencial dos dados de investigação. |
id |
RCAP_24b0afd23a5c1275a4daa368085a4b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2281 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições EducativasCidadania“Histórias da Ajudaris”LeituraO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este relatório de investigação tem como objetivo expor qual a importância da leitura na formação social de um individuo, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania. A leitura e a escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela ação intencional dos educadores/ professores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional, tornou-se relevante compreender e descrever o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a importância da leitura para a formação de melhores cidadãos. Nesse sentido, apresentar-se-á o impacto do projeto “Histórias da Ajudaris” nas instituições educativas, compreendendo em que medida o projeto vai ao encontro com os princípios que definem um ensino/aprendizagem orientado para o desenvolvimento de competências transversais no domínio da literacia, bem como o desenvolvimento pleno da cidadania. Para isso, foram adotados diversos procedimentos metodológicos em articulação com os objetivos de investigação, destacando-se a pesquisa das diferentes teorias públicas que sustentam o tema, a análise documental, a aplicação de um inquérito por questionário e as análises descrita e inferencial dos dados de investigação.2016-03-23T14:33:38Z2016-02-26T00:00:00Z2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2281TID:201058340porPinheiro, Vanessa Ariana Eirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:07.988277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
title |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
spellingShingle |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas Pinheiro, Vanessa Ariana Eiras Cidadania “Histórias da Ajudaris” Leitura |
title_short |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
title_full |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
title_fullStr |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
title_full_unstemmed |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
title_sort |
Ajudaris: Ajudar, juntar, unir, dar, apoiar, retribuir, incluir, socializar: o impacto do projeto nas Instituições Educativas |
author |
Pinheiro, Vanessa Ariana Eiras |
author_facet |
Pinheiro, Vanessa Ariana Eiras |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Vanessa Ariana Eiras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania “Histórias da Ajudaris” Leitura |
topic |
Cidadania “Histórias da Ajudaris” Leitura |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sob a orientação da Doutora Daniela Gonçalves, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Este relatório de investigação tem como objetivo expor qual a importância da leitura na formação social de um individuo, ressaltando que é por meio da leitura que podemos formar cidadãos críticos, uma condição indispensável para o exercício da cidadania. A leitura e a escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é determinado em larga escala pela ação intencional dos educadores/ professores. Estes profissionais devem encorajar a emergência dos comportamentos leitores, organizando ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante. Como apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional, tornou-se relevante compreender e descrever o contributo de várias abordagens e perspetivas sobre a importância da leitura para a formação de melhores cidadãos. Nesse sentido, apresentar-se-á o impacto do projeto “Histórias da Ajudaris” nas instituições educativas, compreendendo em que medida o projeto vai ao encontro com os princípios que definem um ensino/aprendizagem orientado para o desenvolvimento de competências transversais no domínio da literacia, bem como o desenvolvimento pleno da cidadania. Para isso, foram adotados diversos procedimentos metodológicos em articulação com os objetivos de investigação, destacando-se a pesquisa das diferentes teorias públicas que sustentam o tema, a análise documental, a aplicação de um inquérito por questionário e as análises descrita e inferencial dos dados de investigação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-23T14:33:38Z 2016-02-26T00:00:00Z 2016-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2281 TID:201058340 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2281 |
identifier_str_mv |
TID:201058340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625232007168 |