Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2286 |
Resumo: | O presente relatório de investigação reporta-se no âmbito de uma investigação realizada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da doutora Daniela Gonçalves. Toda a investigação centrou-se no projeto “Histórias da Ajudaris” cujo o objetivo foi compreender a perceção dos professores e dos alunos sobre os contributos deste projeto. Para tal, foi realizado um estudo de caso na escola 1º Ciclo do Ensino Básico de Costa Cabral. Considerando os objetivos definidos para esta investigação foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com o intuito de visando relacionar, de uma forma descritiva, a prática com a teoria, fomentar competências de um profissional reflexivo e, sobretudo, demonstrar conhecimentos e capacidades. A sociedade foi sofrendo alterações ao longo dos tempos; vivemos cada vez mais num mundo em que esquecemos o outro, o respeito pelo outro; de certo modo, os valores foram esquecidos. Nos dias de hoje é necessário reinventar o mundo, tal como reinventar os valores e principalmente comportamentos. É nas crianças de agora que estão os homens de amanhã, daí a importância de transmitir aprendizagens capazes de os tornar um cidadãos do futuro capazes de exercer o seu papel de coração. Tudo isto para realçar a importância do projeto “Histórias da Ajudaris” - é um projeto solidário, capaz de fomentar nas crianças várias competências, tal como o gosto pela leitura, pela escrita, mas principalmente o gosto por ajudar, tornando-os pequenos mas grandes em coração. Daí a importância de realizar este estudo de caso para compreender de que forma é trabalhado o projeto e o impacto que o mesmo tem nos intervenientes. Esta investigação é de natureza qualitativa, umaa vez que, procura obter respostas que respondessem de melhor forma aos objetivos da investigação,tendo sido necessário recorrer à realização de entrevistas e de focus discussão. Os dados de investigação recolhidos e reunidos revelam o forte impacto das Histórias da Ajudaris |
id |
RCAP_092267f113424fa7aceb7837a9ef74ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2286 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEBEducação pré-escolarEnsino básico 1º CicloAjudarisCidadaniaO presente relatório de investigação reporta-se no âmbito de uma investigação realizada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da doutora Daniela Gonçalves. Toda a investigação centrou-se no projeto “Histórias da Ajudaris” cujo o objetivo foi compreender a perceção dos professores e dos alunos sobre os contributos deste projeto. Para tal, foi realizado um estudo de caso na escola 1º Ciclo do Ensino Básico de Costa Cabral. Considerando os objetivos definidos para esta investigação foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com o intuito de visando relacionar, de uma forma descritiva, a prática com a teoria, fomentar competências de um profissional reflexivo e, sobretudo, demonstrar conhecimentos e capacidades. A sociedade foi sofrendo alterações ao longo dos tempos; vivemos cada vez mais num mundo em que esquecemos o outro, o respeito pelo outro; de certo modo, os valores foram esquecidos. Nos dias de hoje é necessário reinventar o mundo, tal como reinventar os valores e principalmente comportamentos. É nas crianças de agora que estão os homens de amanhã, daí a importância de transmitir aprendizagens capazes de os tornar um cidadãos do futuro capazes de exercer o seu papel de coração. Tudo isto para realçar a importância do projeto “Histórias da Ajudaris” - é um projeto solidário, capaz de fomentar nas crianças várias competências, tal como o gosto pela leitura, pela escrita, mas principalmente o gosto por ajudar, tornando-os pequenos mas grandes em coração. Daí a importância de realizar este estudo de caso para compreender de que forma é trabalhado o projeto e o impacto que o mesmo tem nos intervenientes. Esta investigação é de natureza qualitativa, umaa vez que, procura obter respostas que respondessem de melhor forma aos objetivos da investigação,tendo sido necessário recorrer à realização de entrevistas e de focus discussão. Os dados de investigação recolhidos e reunidos revelam o forte impacto das Histórias da AjudarisThis study reports a research study developed during the Master Studies of Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education from Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, under the guidance of Doctor Daniela Gonçalves. All of the research has focused on the project " Stories of Ajudaris “. It was conducted a case study in school 1ºCEB Costa Cabral with the aim of understanding the perception of teachers and students about the contributions of Ajudaris Stories Project. Taking into account the objectives set for this research, it was presented specific criteria in order to relate, in a descriptive way, the practice and theory, fostering skills of a reflective practitioner and to demonstrate knowledge and skills. Society has changed over the years. More and more, we live in a world where we forget and do not respect each other. The values have been forgotten even by those who claim to be good citizens and who cherish their values. Today it is necessary to reinvent the world, such as reinventing the values and behaviors. It is important to teach the children who will be the men of tomorrow in order to become them citizens of the future and to play their role with love. This highlights the importance of the project "Stories of Ajudaris", which is a solidarity project, able to foster in children various skills such as the love for reading, for writing, but mostly the will to help, making them small but large in heart. Hence the importance of performing this case study in order to understand how is working the project and which impact it has on the stakeholders. In order to answer to the objectives defined, a qualitative research was conducted, with interviews and focus discussion.2016-03-23T15:10:06Z2016-03-15T00:00:00Z2016-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2286TID:201083841porCastro, Bárbara Cristina Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.194653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
title |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
spellingShingle |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB Castro, Bárbara Cristina Freitas Educação pré-escolar Ensino básico 1º Ciclo Ajudaris Cidadania |
title_short |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
title_full |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
title_fullStr |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
title_sort |
Aprender a ser. Aprender a conviver e aprender a desenvolver a consciência cidadã: um estudo de caso no contexto de 1º CEB |
author |
Castro, Bárbara Cristina Freitas |
author_facet |
Castro, Bárbara Cristina Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Bárbara Cristina Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º Ciclo Ajudaris Cidadania |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º Ciclo Ajudaris Cidadania |
description |
O presente relatório de investigação reporta-se no âmbito de uma investigação realizada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da doutora Daniela Gonçalves. Toda a investigação centrou-se no projeto “Histórias da Ajudaris” cujo o objetivo foi compreender a perceção dos professores e dos alunos sobre os contributos deste projeto. Para tal, foi realizado um estudo de caso na escola 1º Ciclo do Ensino Básico de Costa Cabral. Considerando os objetivos definidos para esta investigação foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, com o intuito de visando relacionar, de uma forma descritiva, a prática com a teoria, fomentar competências de um profissional reflexivo e, sobretudo, demonstrar conhecimentos e capacidades. A sociedade foi sofrendo alterações ao longo dos tempos; vivemos cada vez mais num mundo em que esquecemos o outro, o respeito pelo outro; de certo modo, os valores foram esquecidos. Nos dias de hoje é necessário reinventar o mundo, tal como reinventar os valores e principalmente comportamentos. É nas crianças de agora que estão os homens de amanhã, daí a importância de transmitir aprendizagens capazes de os tornar um cidadãos do futuro capazes de exercer o seu papel de coração. Tudo isto para realçar a importância do projeto “Histórias da Ajudaris” - é um projeto solidário, capaz de fomentar nas crianças várias competências, tal como o gosto pela leitura, pela escrita, mas principalmente o gosto por ajudar, tornando-os pequenos mas grandes em coração. Daí a importância de realizar este estudo de caso para compreender de que forma é trabalhado o projeto e o impacto que o mesmo tem nos intervenientes. Esta investigação é de natureza qualitativa, umaa vez que, procura obter respostas que respondessem de melhor forma aos objetivos da investigação,tendo sido necessário recorrer à realização de entrevistas e de focus discussão. Os dados de investigação recolhidos e reunidos revelam o forte impacto das Histórias da Ajudaris |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-23T15:10:06Z 2016-03-15T00:00:00Z 2016-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2286 TID:201083841 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2286 |
identifier_str_mv |
TID:201083841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625239347200 |