Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6358 |
Resumo: | Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa. |
id |
RCAP_24b3236ddc2b59fe7427f516606a198c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6358 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regularSelf-efficacy and learning styles in students who attend specialized music education and students attending regular education - a comparative studyAutoeficáciaEstilos de aprendizagemEstudantes do ensino especializado da músicaDesign investigativo misto.Self-efficacyLearning stylesStudents of specialized music educationMixed research designTendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.ABSTRACT: Assuming that musical learning is an important tool for the development of children and can promote and / or require specific learning styles as well as high self-efficacy perception levels, we intend to compare two groups of students, music students and students who have never had this experience, regarding the variables "perceived selfefficacy" and "learning styles". In order to respond to the objectives of the study, a descriptive, correlational research design was used to identify significantly higher levels of self-efficacy in students of specialized music education, although no significant differences were idenfied in learning styles between the groups analyzed. In this investigative course, we highlight the fact that it had as a starting point a problem that immersed itself from the professional teaching practice of one of the authors of the article and that it was organized based on inducve data collected in that context. This process allowed the identification of research questions resulting from the participant observations that we considered important to assess in a more objective way and supported by quantitative data in order to clarify and validate a first analysis of a purely qualitative nature.IPCB : ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, CristinaCastilho, M.L.C.Celis, L.2019-01-31T17:28:16Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6358porPEREIRA, Cristina Maria Gonçalves ; CASTILHO, M.L.C. ; CELLIS, L. (2018) - Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-04T01:53:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-04T01:53:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular Self-efficacy and learning styles in students who attend specialized music education and students attending regular education - a comparative study |
title |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
spellingShingle |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular Pereira, Cristina Autoeficácia Estilos de aprendizagem Estudantes do ensino especializado da música Design investigativo misto. Self-efficacy Learning styles Students of specialized music education Mixed research design |
title_short |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
title_full |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
title_fullStr |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
title_sort |
Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular |
author |
Pereira, Cristina |
author_facet |
Pereira, Cristina Castilho, M.L.C. Celis, L. |
author_role |
author |
author2 |
Castilho, M.L.C. Celis, L. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cristina Castilho, M.L.C. Celis, L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Estilos de aprendizagem Estudantes do ensino especializado da música Design investigativo misto. Self-efficacy Learning styles Students of specialized music education Mixed research design |
topic |
Autoeficácia Estilos de aprendizagem Estudantes do ensino especializado da música Design investigativo misto. Self-efficacy Learning styles Students of specialized music education Mixed research design |
description |
Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-31T17:28:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6358 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Cristina Maria Gonçalves ; CASTILHO, M.L.C. ; CELLIS, L. (2018) - Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB : ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB : ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817542972460236800 |