Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castilho, M.L.C., Celis, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6358
Resumo: Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
id RCAP_24b3236ddc2b59fe7427f516606a198c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regularSelf-efficacy and learning styles in students who attend specialized music education and students attending regular education - a comparative studyAutoeficáciaEstilos de aprendizagemEstudantes do ensino especializado da músicaDesign investigativo misto.Self-efficacyLearning stylesStudents of specialized music educationMixed research designTendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.ABSTRACT: Assuming that musical learning is an important tool for the development of children and can promote and / or require specific learning styles as well as high self-efficacy perception levels, we intend to compare two groups of students, music students and students who have never had this experience, regarding the variables "perceived selfefficacy" and "learning styles". In order to respond to the objectives of the study, a descriptive, correlational research design was used to identify significantly higher levels of self-efficacy in students of specialized music education, although no significant differences were idenfied in learning styles between the groups analyzed. In this investigative course, we highlight the fact that it had as a starting point a problem that immersed itself from the professional teaching practice of one of the authors of the article and that it was organized based on inducve data collected in that context. This process allowed the identification of research questions resulting from the participant observations that we considered important to assess in a more objective way and supported by quantitative data in order to clarify and validate a first analysis of a purely qualitative nature.IPCB : ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPereira, CristinaCastilho, M.L.C.Celis, L.2019-01-31T17:28:16Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6358porPEREIRA, Cristina Maria Gonçalves ; CASTILHO, M.L.C. ; CELLIS, L. (2018) - Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-04T01:53:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-04T01:53:20Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
Self-efficacy and learning styles in students who attend specialized music education and students attending regular education - a comparative study
title Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
spellingShingle Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
Pereira, Cristina
Autoeficácia
Estilos de aprendizagem
Estudantes do ensino especializado da música
Design investigativo misto.
Self-efficacy
Learning styles
Students of specialized music education
Mixed research design
title_short Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
title_full Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
title_fullStr Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
title_full_unstemmed Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
title_sort Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artistico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
author Pereira, Cristina
author_facet Pereira, Cristina
Castilho, M.L.C.
Celis, L.
author_role author
author2 Castilho, M.L.C.
Celis, L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cristina
Castilho, M.L.C.
Celis, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Estilos de aprendizagem
Estudantes do ensino especializado da música
Design investigativo misto.
Self-efficacy
Learning styles
Students of specialized music education
Mixed research design
topic Autoeficácia
Estilos de aprendizagem
Estudantes do ensino especializado da música
Design investigativo misto.
Self-efficacy
Learning styles
Students of specialized music education
Mixed research design
description Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de parda um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a parr de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-31T17:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6358
url http://hdl.handle.net/10400.11/6358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, Cristina Maria Gonçalves ; CASTILHO, M.L.C. ; CELLIS, L. (2018) - Autoeficácia e estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB : ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB : ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817542972460236800