Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia Castilho, Luísa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Cristina, Ramirez Celis, Nicolas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318
Resumo: UID/EAT/00693/2013
id RCAP_e461a85feacff236ac2fe3718c543d82
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/63227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoeficácia e Estilos de Aprendizagemum estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regularAutoeficáciaEstilos de aprendizagemEstudantes do ensino especializadoDesign investigativo mistoUID/EAT/00693/2013Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de partida um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a partir de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNCorreia Castilho, LuísaPereira, CristinaRamirez Celis, Nicolas2019-03-13T23:19:32Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article7application/pdfhttp://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318por1646-9054PURE: 12050101http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:57Zoai:run.unl.pt:10362/63227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:53.365892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular
title Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
spellingShingle Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
Correia Castilho, Luísa
Autoeficácia
Estilos de aprendizagem
Estudantes do ensino especializado
Design investigativo misto
title_short Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
title_full Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
title_fullStr Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
title_full_unstemmed Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
title_sort Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem
author Correia Castilho, Luísa
author_facet Correia Castilho, Luísa
Pereira, Cristina
Ramirez Celis, Nicolas
author_role author
author2 Pereira, Cristina
Ramirez Celis, Nicolas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia Castilho, Luísa
Pereira, Cristina
Ramirez Celis, Nicolas
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Estilos de aprendizagem
Estudantes do ensino especializado
Design investigativo misto
topic Autoeficácia
Estilos de aprendizagem
Estudantes do ensino especializado
Design investigativo misto
description UID/EAT/00693/2013
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-03-13T23:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318
url http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-9054
PURE: 12050101
http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137960828862464