A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3283 |
Resumo: | This paper deals with career development in the school context as far as its time and organizational dimensions are concerned. Throughout the paper a historical and political analysis of vocational guidance is done. Having in mind the focus of the policy makers, as well as the last social and economical changes, the evolution that is occurring in the practice of this domain is stressed. Furthermore, vocational guidance is contextualized in the Portuguese educational system. Finally some structural and organizational changes are suggested. |
id |
RCAP_24b4810330c2cffc07fc6d0caa34066e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s)This paper deals with career development in the school context as far as its time and organizational dimensions are concerned. Throughout the paper a historical and political analysis of vocational guidance is done. Having in mind the focus of the policy makers, as well as the last social and economical changes, the evolution that is occurring in the practice of this domain is stressed. Furthermore, vocational guidance is contextualized in the Portuguese educational system. Finally some structural and organizational changes are suggested.Este artigo aborda a promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar na sua dimensão temporal e organizacional. É feita ao longo do texto uma abordagem histórica e política da Orientação Vocacional. É enfatizada, a partir do interesse suscitado a nível dos decisores políticos e das transformações sociais e económicas recentes, a evolução que ocorre ao nível da intervenção neste domínio. Posteriormente, é efectuada uma caracterização da intervenção vocacional em contexto escolar no sistema educativo português. Sugerem-se, por fim, uma série de transformações em termos estruturais e organizacionais.Universidade Católica Portuguesa2006-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3283oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3283Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 63-782182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2006.n5reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3283https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3283https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3283/3184Direitos de Autor (c) 2006 Pedro A. Leãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Pedro A.2022-05-24T16:54:42Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.069922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
title |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
spellingShingle |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) Leão, Pedro A. |
title_short |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
title_full |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
title_fullStr |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
title_full_unstemmed |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
title_sort |
A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: o(s) tempo(s) e o(s) modo(s) |
author |
Leão, Pedro A. |
author_facet |
Leão, Pedro A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Pedro A. |
description |
This paper deals with career development in the school context as far as its time and organizational dimensions are concerned. Throughout the paper a historical and political analysis of vocational guidance is done. Having in mind the focus of the policy makers, as well as the last social and economical changes, the evolution that is occurring in the practice of this domain is stressed. Furthermore, vocational guidance is contextualized in the Portuguese educational system. Finally some structural and organizational changes are suggested. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3283 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3283 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3283 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3283 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2006.3283 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3283/3184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2006 Pedro A. Leão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2006 Pedro A. Leão http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 5 (2006); 63-78 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2006.n5 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850785562624 |