A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, João Paulo da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16205
Resumo: Este relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da escola onde decorreu o estágio, através da observação de toda a comunidade escolar, tanto na sua componente meramente letiva, como na sua ação cultural que exerce na cidade. O estágio foi efetuado na Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob a orientação da Prof. Sofia Lourenço e tendo como professores cooperantes o Prof. Guilherme Cancujo e o Prof. Rui Silva. No segundo capítulo está contida uma observação, análise e reflexão do percurso do estágio, combinando um resumo dos conteúdos e aprendizagens adquiridas, tanto através das observações como das planificações e aulas lecionadas. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, que contem duas temáticas. Partindo de um estudo profundado e de design metodológico de âmbito qualitativo procedeu-se a uma análise do livro dos Estudos op. 299 e do tratado op. 500 de Carl Czerny. Esta análise pretende ter uma visão sobre este volume de estudos para piano, no sentido de entender a sua estruturação, bem como a sua importância para o ensino e pedagogia pianística do piano de C. Czerny, em particular. Segue-se uma investigação mais aprofundada sobre o compositor C. Czerny e sobre o seu tratado op. 500. Tratando-se de um tratado/método, revelou-se nos resultados do estudo da maior importância, abordando a docência de forma aprofundada e interessante, numa linguagem que apesar de ter sido escrito no século XIX, se adequa aos dias de hoje.
id RCAP_24c0e0c5afda0cb251a5c189b029af93
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500MúsicaPianoEnsino da músicaCzernyEscola da velocidade op. 299Completa escola teórico/prática do piano op. 500Forma musical ESTUDOBeethovenLisztMusicMusic teachingSchool of speed op. 299Complete theorical and practical school of pianoforte op. 500Musical form EtudeEste relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da escola onde decorreu o estágio, através da observação de toda a comunidade escolar, tanto na sua componente meramente letiva, como na sua ação cultural que exerce na cidade. O estágio foi efetuado na Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob a orientação da Prof. Sofia Lourenço e tendo como professores cooperantes o Prof. Guilherme Cancujo e o Prof. Rui Silva. No segundo capítulo está contida uma observação, análise e reflexão do percurso do estágio, combinando um resumo dos conteúdos e aprendizagens adquiridas, tanto através das observações como das planificações e aulas lecionadas. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, que contem duas temáticas. Partindo de um estudo profundado e de design metodológico de âmbito qualitativo procedeu-se a uma análise do livro dos Estudos op. 299 e do tratado op. 500 de Carl Czerny. Esta análise pretende ter uma visão sobre este volume de estudos para piano, no sentido de entender a sua estruturação, bem como a sua importância para o ensino e pedagogia pianística do piano de C. Czerny, em particular. Segue-se uma investigação mais aprofundada sobre o compositor C. Czerny e sobre o seu tratado op. 500. Tratando-se de um tratado/método, revelou-se nos resultados do estudo da maior importância, abordando a docência de forma aprofundada e interessante, numa linguagem que apesar de ter sido escrito no século XIX, se adequa aos dias de hoje.This internship report is part of the Supervised Teaching curricular unit, inserted in the Master’s Degree in Music Teaching from Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. In the first chapter, it is done an observation of the scholar community where the internship is done. This reflection is done through an observation of the school, in his merely pedagogical work, but also in the cultural work that it develops and exerts in the city. In the second chapter is presented an observation, analysis, and reflection of all internship. Combining a resume of the content of learning acquired, evenly through observations and the planning of all lessons that were given. The Internship was done in Escola de Música da Póvoa de Varzim, under the supervision of Professor Sofia Lourenço, with the cooperation of Professor Guilherme Cancujo and Professor Rui Silva. In the third chapter is inserted the research project, which contains two themes. Beginning with a profound study of a method of quality design, it was done an analysis of the book of studies op.299 and the treatise opus 500 by C. Czerny. This analysis pretends to have a vision on this volume of Etudes for the piano, trying to understand his structure as well as their importance in the piano teaching and pianistic pedagogy of the piano and C. Czerny. In the second part of the project, it makes a deeper investigation about Czerny and his school op.500. Being a theaty/method, the results of this study reveals its importance, approaching teaching in a deep and interesting way, with a language that despite being written in the XIX century, it is totally adequate for our days.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daCancujo, GuilhermeSilva, RuiRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, João Paulo da Costa2020-09-02T13:07:32Z2020-07-092020-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16205TID:202506274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.444192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
title A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
spellingShingle A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
Moreira, João Paulo da Costa
Música
Piano
Ensino da música
Czerny
Escola da velocidade op. 299
Completa escola teórico/prática do piano op. 500
Forma musical ESTUDO
Beethoven
Liszt
Music
Music teaching
School of speed op. 299
Complete theorical and practical school of pianoforte op. 500
Musical form Etude
title_short A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
title_full A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
title_fullStr A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
title_full_unstemmed A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
title_sort A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500
author Moreira, João Paulo da Costa
author_facet Moreira, João Paulo da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Cancujo, Guilherme
Silva, Rui
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, João Paulo da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Piano
Ensino da música
Czerny
Escola da velocidade op. 299
Completa escola teórico/prática do piano op. 500
Forma musical ESTUDO
Beethoven
Liszt
Music
Music teaching
School of speed op. 299
Complete theorical and practical school of pianoforte op. 500
Musical form Etude
topic Música
Piano
Ensino da música
Czerny
Escola da velocidade op. 299
Completa escola teórico/prática do piano op. 500
Forma musical ESTUDO
Beethoven
Liszt
Music
Music teaching
School of speed op. 299
Complete theorical and practical school of pianoforte op. 500
Musical form Etude
description Este relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da escola onde decorreu o estágio, através da observação de toda a comunidade escolar, tanto na sua componente meramente letiva, como na sua ação cultural que exerce na cidade. O estágio foi efetuado na Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob a orientação da Prof. Sofia Lourenço e tendo como professores cooperantes o Prof. Guilherme Cancujo e o Prof. Rui Silva. No segundo capítulo está contida uma observação, análise e reflexão do percurso do estágio, combinando um resumo dos conteúdos e aprendizagens adquiridas, tanto através das observações como das planificações e aulas lecionadas. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, que contem duas temáticas. Partindo de um estudo profundado e de design metodológico de âmbito qualitativo procedeu-se a uma análise do livro dos Estudos op. 299 e do tratado op. 500 de Carl Czerny. Esta análise pretende ter uma visão sobre este volume de estudos para piano, no sentido de entender a sua estruturação, bem como a sua importância para o ensino e pedagogia pianística do piano de C. Czerny, em particular. Segue-se uma investigação mais aprofundada sobre o compositor C. Czerny e sobre o seu tratado op. 500. Tratando-se de um tratado/método, revelou-se nos resultados do estudo da maior importância, abordando a docência de forma aprofundada e interessante, numa linguagem que apesar de ter sido escrito no século XIX, se adequa aos dias de hoje.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02T13:07:32Z
2020-07-09
2020-07-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16205
TID:202506274
url http://hdl.handle.net/10400.22/16205
identifier_str_mv TID:202506274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473427562496