Algumas formas musicais em setenta variações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penalva, Maria de Almeida
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360
Resumo: Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal
id UNICAMP-30_d65732591bc213f7d7bc3d9918b05e54
oai_identifier_str oai::114251
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Algumas formas musicais em setenta variaçõesForma musicalMúsica para piano - Análise, apreciaçãoPartiturasOrientador: Maria Lucia Senna Machado PascoalDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação parte das seguintes questões: Como resolver o problema da forma em uma composição musical? Seria possível realizar uma peça que comportasse vários processos formais praticados em diferentes períodos históricos?o objetivo é fazer um estudo de alguns procedimentos conhecidos através da história e aplicá-Ios na criação de uma peça constituída por variações. O trabalho se divide em: . Levantamento e estudo de formas, técnicas na composição. . Setenta Variações; . Análise da composição realizada. processos característicos e suas o estudo das peças se constituiuem uma análise realizada em três níveis: os da micro, médiae macroestrutura,considerandoem cada um deles os parâmetros:altura,ritmo,timbree textura. Como resultado, a criação de uma peça: Setenta Variações sobre um tema, as quais são também analisadas, concluindo o projeto. A composição tem a forma de Temas e Variações. As Setenta Variações sobre o tema podem ser chamadas transatonais, constituídas sobre um tema de doze notas e 5 acordes que apresentam liberdade do seu uso. Estas Variações são em cada grupo: de I a XX - Chacona; de XXI a XXX - Canônicas;de XXXI a XL - Sonata; de XLI a L - Rondó, de LI a LX .. Gregorianas; LXI a LXVIII - Flash-Back;LXIXe LXX- Prelúdioe Fuga BreveAbstract: The dissertation starts from the following questions: How to sort out the problem of form in a musical composition? Is it possible to make a musicalcompositionwith a lot of techniques praticed during different historical periods? How to make this composition materialize? The work has an objective: to compose a piano piece with Seventy Variations. It is consisted of three points: . The study of some techniques of compositions that have been practiced on different periods of musical history. . Seventy Variations . Analisys of the composition realized under these techniques. The study of the pieces was under the levels: micro, media and macroestructures, examining also in each one pitch, rhythm, texture and timbre. As a result, the piece "Seventy Variations" which are also analysed, concluding the project. The composition is a Theme and Variations. The Seventy Theme Variations can be called "transatQnals",constructed under a twelve-tone basis and chords of tive tones, which presents liberty on their use. These Variations have a new technique in each group: from I to XX - Chaconne; XXI to XXX -Canones; XX I to XL - Sonata; XLI to L -Rondo; LI to LX -Gregorian; LXI to LXVIII -FlashBack;LXIX- Prelude;LXX- SmallFugueMestradoMestre em Artes[s.n.]Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPenalva, Maria de Almeida19961996-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf213 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360PENALVA, Maria de Almeida. Algumas formas musicais em setenta variações. 1996. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114251porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T15:45:28Zoai::114251Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-22T15:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas formas musicais em setenta variações
title Algumas formas musicais em setenta variações
spellingShingle Algumas formas musicais em setenta variações
Penalva, Maria de Almeida
Forma musical
Música para piano - Análise, apreciação
Partituras
title_short Algumas formas musicais em setenta variações
title_full Algumas formas musicais em setenta variações
title_fullStr Algumas formas musicais em setenta variações
title_full_unstemmed Algumas formas musicais em setenta variações
title_sort Algumas formas musicais em setenta variações
author Penalva, Maria de Almeida
author_facet Penalva, Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Penalva, Maria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Forma musical
Música para piano - Análise, apreciação
Partituras
topic Forma musical
Música para piano - Análise, apreciação
Partituras
description Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360
PENALVA, Maria de Almeida. Algumas formas musicais em setenta variações. 1996. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360
identifier_str_mv PENALVA, Maria de Almeida. Algumas formas musicais em setenta variações. 1996. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
213 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188794117652480