Algumas formas musicais em setenta variações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360 |
Resumo: | Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal |
id |
UNICAMP-30_d65732591bc213f7d7bc3d9918b05e54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114251 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Algumas formas musicais em setenta variaçõesForma musicalMúsica para piano - Análise, apreciaçãoPartiturasOrientador: Maria Lucia Senna Machado PascoalDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação parte das seguintes questões: Como resolver o problema da forma em uma composição musical? Seria possível realizar uma peça que comportasse vários processos formais praticados em diferentes períodos históricos?o objetivo é fazer um estudo de alguns procedimentos conhecidos através da história e aplicá-Ios na criação de uma peça constituída por variações. O trabalho se divide em: . Levantamento e estudo de formas, técnicas na composição. . Setenta Variações; . Análise da composição realizada. processos característicos e suas o estudo das peças se constituiuem uma análise realizada em três níveis: os da micro, médiae macroestrutura,considerandoem cada um deles os parâmetros:altura,ritmo,timbree textura. Como resultado, a criação de uma peça: Setenta Variações sobre um tema, as quais são também analisadas, concluindo o projeto. A composição tem a forma de Temas e Variações. As Setenta Variações sobre o tema podem ser chamadas transatonais, constituídas sobre um tema de doze notas e 5 acordes que apresentam liberdade do seu uso. Estas Variações são em cada grupo: de I a XX - Chacona; de XXI a XXX - Canônicas;de XXXI a XL - Sonata; de XLI a L - Rondó, de LI a LX .. Gregorianas; LXI a LXVIII - Flash-Back;LXIXe LXX- Prelúdioe Fuga BreveAbstract: The dissertation starts from the following questions: How to sort out the problem of form in a musical composition? Is it possible to make a musicalcompositionwith a lot of techniques praticed during different historical periods? How to make this composition materialize? The work has an objective: to compose a piano piece with Seventy Variations. It is consisted of three points: . The study of some techniques of compositions that have been practiced on different periods of musical history. . Seventy Variations . Analisys of the composition realized under these techniques. The study of the pieces was under the levels: micro, media and macroestructures, examining also in each one pitch, rhythm, texture and timbre. As a result, the piece "Seventy Variations" which are also analysed, concluding the project. The composition is a Theme and Variations. The Seventy Theme Variations can be called "transatQnals",constructed under a twelve-tone basis and chords of tive tones, which presents liberty on their use. These Variations have a new technique in each group: from I to XX - Chaconne; XXI to XXX -Canones; XX I to XL - Sonata; XLI to L -Rondo; LI to LX -Gregorian; LXI to LXVIII -FlashBack;LXIX- Prelude;LXX- SmallFugueMestradoMestre em Artes[s.n.]Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPenalva, Maria de Almeida19961996-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf213 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360PENALVA, Maria de Almeida. Algumas formas musicais em setenta variações. 1996. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114251porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-22T15:45:28Zoai::114251Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-22T15:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Algumas formas musicais em setenta variações |
title |
Algumas formas musicais em setenta variações |
spellingShingle |
Algumas formas musicais em setenta variações Penalva, Maria de Almeida Forma musical Música para piano - Análise, apreciação Partituras |
title_short |
Algumas formas musicais em setenta variações |
title_full |
Algumas formas musicais em setenta variações |
title_fullStr |
Algumas formas musicais em setenta variações |
title_full_unstemmed |
Algumas formas musicais em setenta variações |
title_sort |
Algumas formas musicais em setenta variações |
author |
Penalva, Maria de Almeida |
author_facet |
Penalva, Maria de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado, 1937- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penalva, Maria de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma musical Música para piano - Análise, apreciação Partituras |
topic |
Forma musical Música para piano - Análise, apreciação Partituras |
description |
Orientador: Maria Lucia Senna Machado Pascoal |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360 PENALVA, Maria de Almeida. Algumas formas musicais em setenta variações. 1996. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360 |
identifier_str_mv |
PENALVA, Maria de Almeida. Algumas formas musicais em setenta variações. 1996. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584360. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 213 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188794117652480 |