Práticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar:
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28213 |
Resumo: | O presente relatório intenta dar resposta a um estudo de caso, em que se visa aferir qual a importância da atividade lúdica e do jogo como instrumentos promotores da diferenciação pedagógica no contexto de pré-escolar. Esta investigação inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu a partir da implementação de um projeto num contexto educativo heterogéneo de pré-escolar, no qual se procurou operacionalizar uma prática pedagógica diferenciada, assente em dinâmicas cooperativas e com o recurso à dinamização de jogos e atividades de cariz lúdico. No término deste estágio, decorrente do exercício crítico e reflexivo acerca da práxis educativa preconizada, emergiu a problemática de investigação, que objetiva esclarecer o potencial diferenciador das atividades lúdicas, na formulação de uma resposta educativa inclusiva, que atenda à heterogeneidade dos perfis individuais de aprendizagem das crianças. Após a definição da temática a investigar, procedemos à pesquisa de bibliografia relativa à mesma, com o intuito de sustentá-la em pressupostos teóricos válidos. Posteriormente, empreendemos na recolha de dados coerentes e fidedignos, mediante a aplicação de métodos qualitativos, como a observação direta e a realização de entrevistas semi-estruturadas a duas docentes do pré - escolar e aos intervenientes diretos no estudo (encarregados de educação e crianças), com a finalidade de aceder às suas perspetivas e conceções sobre a temática em questão. A análise dos dados alerta para a premência de entidades educativas e docentes repensarem as suas posturas pedagógicas e adotarem estratégias metodológicas diversificadas, mobilizando instrumentos lúdicos na proposta de uma diferenciação pedagógica positiva, que assegura uma educação de qualidade a todos os seus alunos. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam ainda a influência das atividades lúdicas e do jogo na otimização do processo de aprendizagem, elucidando que, ao constituírem uma estratégia natural de aprendizagem da criança, fomentam a sua participação progressivamente mais autónoma no mesmo e contribuem para o desenvolvimento das suas competências cognitivas e interpessoais, garantindo a sua inclusão social. |
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Práticas educativas diferenciadas - A importância da atividade lúdica e do jogo como instrumento promotor da diferenciação pedagógica no contexto do pré-escolar:um estudo de casoAtividade lúdicaJogoDiferenciação pedagógicaPráticas pedagógicas inclusivasHeterogeneidadePerfis de aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório intenta dar resposta a um estudo de caso, em que se visa aferir qual a importância da atividade lúdica e do jogo como instrumentos promotores da diferenciação pedagógica no contexto de pré-escolar. Esta investigação inscreve-se no âmbito da prática de ensino supervisionada e surgiu a partir da implementação de um projeto num contexto educativo heterogéneo de pré-escolar, no qual se procurou operacionalizar uma prática pedagógica diferenciada, assente em dinâmicas cooperativas e com o recurso à dinamização de jogos e atividades de cariz lúdico. No término deste estágio, decorrente do exercício crítico e reflexivo acerca da práxis educativa preconizada, emergiu a problemática de investigação, que objetiva esclarecer o potencial diferenciador das atividades lúdicas, na formulação de uma resposta educativa inclusiva, que atenda à heterogeneidade dos perfis individuais de aprendizagem das crianças. Após a definição da temática a investigar, procedemos à pesquisa de bibliografia relativa à mesma, com o intuito de sustentá-la em pressupostos teóricos válidos. Posteriormente, empreendemos na recolha de dados coerentes e fidedignos, mediante a aplicação de métodos qualitativos, como a observação direta e a realização de entrevistas semi-estruturadas a duas docentes do pré - escolar e aos intervenientes diretos no estudo (encarregados de educação e crianças), com a finalidade de aceder às suas perspetivas e conceções sobre a temática em questão. A análise dos dados alerta para a premência de entidades educativas e docentes repensarem as suas posturas pedagógicas e adotarem estratégias metodológicas diversificadas, mobilizando instrumentos lúdicos na proposta de uma diferenciação pedagógica positiva, que assegura uma educação de qualidade a todos os seus alunos. Os resultados obtidos nesta investigação evidenciam ainda a influência das atividades lúdicas e do jogo na otimização do processo de aprendizagem, elucidando que, ao constituírem uma estratégia natural de aprendizagem da criança, fomentam a sua participação progressivamente mais autónoma no mesmo e contribuem para o desenvolvimento das suas competências cognitivas e interpessoais, garantindo a sua inclusão social.Rebelo, AntónioRepositório ComumJacinto, Mafalda2019-04-09T16:00:49Z2019-01-212019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28213TID:202212092porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:15.107351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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