Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ana Sofia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465
Resumo: O presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoiar e fundamentar a prática desenvolvida. Pretende-se assim neste relatório, refletir, sobre a importância que o educador deve dar à individualidade de cada criança do grupo, respeitando os seus interesses e necessidades, promovendo desta forma uma verdadeira pedagogia diferenciada.This report aims to reflect about the pedagogical practice developed throughout the school year 2013/2014, in a kindergarten context with five years olds. Throughout this practice, a qualitative study was developed aiming to achieve a deeper understanding about issues that emerged from the practice. With this study we tried to broadening knowledge and discover different perspectives to support and substantiate the practice developed. It is also intended in this report, to reflect upon the importance that the educator must give each child’s individuality within the group, respecting their interests and needs, promoting this way a truly differentiated pedagogy
id RCAP_6b659f265a966acdec7207bd336c0c9e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infânciaDiferenciação pedagógicaO presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoiar e fundamentar a prática desenvolvida. Pretende-se assim neste relatório, refletir, sobre a importância que o educador deve dar à individualidade de cada criança do grupo, respeitando os seus interesses e necessidades, promovendo desta forma uma verdadeira pedagogia diferenciada.This report aims to reflect about the pedagogical practice developed throughout the school year 2013/2014, in a kindergarten context with five years olds. Throughout this practice, a qualitative study was developed aiming to achieve a deeper understanding about issues that emerged from the practice. With this study we tried to broadening knowledge and discover different perspectives to support and substantiate the practice developed. It is also intended in this report, to reflect upon the importance that the educator must give each child’s individuality within the group, respecting their interests and needs, promoting this way a truly differentiated pedagogy2014-07-12T09:27:30Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1465TID:201482053porPinho, Ana Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.759986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
title Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
spellingShingle Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
Pinho, Ana Sofia
Diferenciação pedagógica
title_short Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
title_full Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
title_fullStr Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
title_sort Diferenciação pedagógica e o olhar do educador de infância
author Pinho, Ana Sofia
author_facet Pinho, Ana Sofia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Ana Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação pedagógica
topic Diferenciação pedagógica
description O presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoiar e fundamentar a prática desenvolvida. Pretende-se assim neste relatório, refletir, sobre a importância que o educador deve dar à individualidade de cada criança do grupo, respeitando os seus interesses e necessidades, promovendo desta forma uma verdadeira pedagogia diferenciada.This report aims to reflect about the pedagogical practice developed throughout the school year 2013/2014, in a kindergarten context with five years olds. Throughout this practice, a qualitative study was developed aiming to achieve a deeper understanding about issues that emerged from the practice. With this study we tried to broadening knowledge and discover different perspectives to support and substantiate the practice developed. It is also intended in this report, to reflect upon the importance that the educator must give each child’s individuality within the group, respecting their interests and needs, promoting this way a truly differentiated pedagogy
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-12T09:27:30Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465
TID:201482053
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1465
identifier_str_mv TID:201482053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623072989184