Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso Arévalo, Julio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Carlos, Antunes, Maria Da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6929
Resumo: As novas possibilidades de comunicação também oferecem novas oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investi - gação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de com - petências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradi - gmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as ações mais adequadas.
id RCAP_24d0af9d0445a11f0b8c6128a21793de
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científicaLiteracia da informaçãoComunicação científicaInvestigadoresMétricas alternativasIdentidade digitalBibliotecários integradosRedes sociaisCompetências informacionaisAcesso abertoAs novas possibilidades de comunicação também oferecem novas oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investi - gação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de com - petências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradi - gmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as ações mais adequadas.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAlonso Arévalo, JulioLopes, CarlosAntunes, Maria Da Luz2019-02-27T16:55:26Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6929porIn Alonso-Arévalo, J., Lopes, C.,& Antunes, M. L. Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica. In: Lopes C, Sanches T, Andrade I, Antunes ML, Alonso-Arévalo J. Literacia da informação em contexto universitário (109-152). Lisboa: ISPA.9789898384447info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:37Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:46.252956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
title Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
spellingShingle Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
Alonso Arévalo, Julio
Literacia da informação
Comunicação científica
Investigadores
Métricas alternativas
Identidade digital
Bibliotecários integrados
Redes sociais
Competências informacionais
Acesso aberto
title_short Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
title_full Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
title_fullStr Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
title_full_unstemmed Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
title_sort Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica
author Alonso Arévalo, Julio
author_facet Alonso Arévalo, Julio
Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
author_role author
author2 Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso Arévalo, Julio
Lopes, Carlos
Antunes, Maria Da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Comunicação científica
Investigadores
Métricas alternativas
Identidade digital
Bibliotecários integrados
Redes sociais
Competências informacionais
Acesso aberto
topic Literacia da informação
Comunicação científica
Investigadores
Métricas alternativas
Identidade digital
Bibliotecários integrados
Redes sociais
Competências informacionais
Acesso aberto
description As novas possibilidades de comunicação também oferecem novas oportunidades para a formação, análise e avaliação da investigação. Cientistas e investigadores usam com frequência as aplicações baseadas na web em investi - gação. Praticamente em todas as áreas de investigação, as ferramentas digitais converteram-se em indispensáveis; o aparecimento de novos paradigmas como o acesso aberto, as métricas alternativas e as redes sociais são um importante exemplo de como estas mudanças afetaram a forma como os estudiosos pensam no futuro das publicações académicas. Estes acontecimentos criaram novas possibilidades e novos desafios na avaliação da qualidade da investigação, ao nível dos investigadores individuais e do desenvolvimento profissional. É a este nível que a biblioteca desempenha um papel indispensável na formação de com - petências e habilidades informativas que se repercutirá na valorização social do profissional, na sua satisfação profissional e, em última instância, na qualidade da própria instituição. Destacam-se os aspetos mais relevantes nos novos paradi - gmas de comunicação e difusão científica e, a esse respeito, recomendam-se as ações mais adequadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2019-02-27T16:55:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6929
url http://hdl.handle.net/10400.12/6929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In Alonso-Arévalo, J., Lopes, C.,& Antunes, M. L. Literacia da informação: Da identidade digital à visibilidade científica. In: Lopes C, Sanches T, Andrade I, Antunes ML, Alonso-Arévalo J. Literacia da informação em contexto universitário (109-152). Lisboa: ISPA.
9789898384447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130108820193280