Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campinho, Vera Constança Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2491
Resumo: A pandemia COVID-19 tem tido um enorme impacto na sociedade, em particular nos profissionais de saúde, não só a nível físico, mas também psicossocial. Tem sido recorrente o relato de aumento dos sintomas psicossomáticos de ansiedade e depressão, da perda da qualidade do sono e outros sintomas associados ao receio de infeção e transmissão do vírus. Os técnicos de análises clínicas e de saúde pública representam um grupo de profissionais de saúde particularmente exposto, quer pelo número de potenciais infetados com os quais um só técnico lida diariamente nas colheitas de amostras biológicas, quer pelo elevado número de técnicos envolvidos na análise das mesmas no laboratório. Este projeto visou a caracterização dos fatores de risco psicossocial devido à pandemia COVID-19 neste grupo de profissionais de saúde em Portugal, a sua quantificação e a avaliação da sua correlação com variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. Consistiu num estudo de caso exploratório incluindo recolha de dados e a análise estatística dos mesmos. A recolha de dados foi de acordo com o questionário Copenhagen Psychosocial Questionnaire - COPSOQ II, na versão média, adaptado e validado para a população portuguesa. A classe profissional alvo deste estudo trabalha em laboratórios do setor privado e público de todo o país, de forma a abranger o maior de número de profissionais possível. Em termos de resultados, verificou-se que os sintomas negativos estão mais presentes nos técnicos com mais idade, nos que têm mais anos de trabalho, nos casados, nos que têm dependentes, e, por sua vez, nos que têm um maior nível de escolaridade. Por conseguinte, o grupo com maior nível de exposição são as mulheres, pois estas têm maior preocupação em relação à possível perda do emprego no futuro. Assim, os riscos psicossociais assumem uma relevância acrescida, quer pela dimensão que a COVID-19 assumiu, quer pela sua longevidade.
id RCAP_24da763cef0d8619856073d5ae0cd46c
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde PúblicaTécnicos de análises clínicas e de saúde públicaPandemia COVID-19riscos psicossociaisfatores de riscos psicossociaisA pandemia COVID-19 tem tido um enorme impacto na sociedade, em particular nos profissionais de saúde, não só a nível físico, mas também psicossocial. Tem sido recorrente o relato de aumento dos sintomas psicossomáticos de ansiedade e depressão, da perda da qualidade do sono e outros sintomas associados ao receio de infeção e transmissão do vírus. Os técnicos de análises clínicas e de saúde pública representam um grupo de profissionais de saúde particularmente exposto, quer pelo número de potenciais infetados com os quais um só técnico lida diariamente nas colheitas de amostras biológicas, quer pelo elevado número de técnicos envolvidos na análise das mesmas no laboratório. Este projeto visou a caracterização dos fatores de risco psicossocial devido à pandemia COVID-19 neste grupo de profissionais de saúde em Portugal, a sua quantificação e a avaliação da sua correlação com variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. Consistiu num estudo de caso exploratório incluindo recolha de dados e a análise estatística dos mesmos. A recolha de dados foi de acordo com o questionário Copenhagen Psychosocial Questionnaire - COPSOQ II, na versão média, adaptado e validado para a população portuguesa. A classe profissional alvo deste estudo trabalha em laboratórios do setor privado e público de todo o país, de forma a abranger o maior de número de profissionais possível. Em termos de resultados, verificou-se que os sintomas negativos estão mais presentes nos técnicos com mais idade, nos que têm mais anos de trabalho, nos casados, nos que têm dependentes, e, por sua vez, nos que têm um maior nível de escolaridade. Por conseguinte, o grupo com maior nível de exposição são as mulheres, pois estas têm maior preocupação em relação à possível perda do emprego no futuro. Assim, os riscos psicossociais assumem uma relevância acrescida, quer pela dimensão que a COVID-19 assumiu, quer pela sua longevidade.2022-10-22T11:28:01Z2022-10-222022-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2491http://hdl.handle.net/11110/2491TID:203061470pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampinho, Vera Constança Figueiredoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T04:15:54Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:03.366637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
title Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
spellingShingle Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
Campinho, Vera Constança Figueiredo
Técnicos de análises clínicas e de saúde pública
Pandemia COVID-19
riscos psicossociais
fatores de riscos psicossociais
title_short Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
title_full Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
title_fullStr Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
title_full_unstemmed Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
title_sort Impacto Psicossocial da Pandemia COVID-19 nos Técnicos de Análises Clínicas e de Saúde Pública
author Campinho, Vera Constança Figueiredo
author_facet Campinho, Vera Constança Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campinho, Vera Constança Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Técnicos de análises clínicas e de saúde pública
Pandemia COVID-19
riscos psicossociais
fatores de riscos psicossociais
topic Técnicos de análises clínicas e de saúde pública
Pandemia COVID-19
riscos psicossociais
fatores de riscos psicossociais
description A pandemia COVID-19 tem tido um enorme impacto na sociedade, em particular nos profissionais de saúde, não só a nível físico, mas também psicossocial. Tem sido recorrente o relato de aumento dos sintomas psicossomáticos de ansiedade e depressão, da perda da qualidade do sono e outros sintomas associados ao receio de infeção e transmissão do vírus. Os técnicos de análises clínicas e de saúde pública representam um grupo de profissionais de saúde particularmente exposto, quer pelo número de potenciais infetados com os quais um só técnico lida diariamente nas colheitas de amostras biológicas, quer pelo elevado número de técnicos envolvidos na análise das mesmas no laboratório. Este projeto visou a caracterização dos fatores de risco psicossocial devido à pandemia COVID-19 neste grupo de profissionais de saúde em Portugal, a sua quantificação e a avaliação da sua correlação com variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. Consistiu num estudo de caso exploratório incluindo recolha de dados e a análise estatística dos mesmos. A recolha de dados foi de acordo com o questionário Copenhagen Psychosocial Questionnaire - COPSOQ II, na versão média, adaptado e validado para a população portuguesa. A classe profissional alvo deste estudo trabalha em laboratórios do setor privado e público de todo o país, de forma a abranger o maior de número de profissionais possível. Em termos de resultados, verificou-se que os sintomas negativos estão mais presentes nos técnicos com mais idade, nos que têm mais anos de trabalho, nos casados, nos que têm dependentes, e, por sua vez, nos que têm um maior nível de escolaridade. Por conseguinte, o grupo com maior nível de exposição são as mulheres, pois estas têm maior preocupação em relação à possível perda do emprego no futuro. Assim, os riscos psicossociais assumem uma relevância acrescida, quer pela dimensão que a COVID-19 assumiu, quer pela sua longevidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-22T11:28:01Z
2022-10-22
2022-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2491
http://hdl.handle.net/11110/2491
TID:203061470
url http://hdl.handle.net/11110/2491
identifier_str_mv TID:203061470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130593852653568