Limitações e perspectivas de ensino e investigação no ciclo básico das Faculdades de Medicina portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/17923 |
Resumo: | A situação a nível do ensino e investigação na área das disciplinas básicas do currículo pré-graduado das Faculdades de Medicina portuguesas está a atingir o ponto de ruptura. Dois problemas fundamentais exigem atenção e soluções concretas. Um refere-se à captação e formação de docentes e investigadores motivados para uma carreira naquelas áreas de ensino e investigação. O segundo problema, inter-dependente com o primeiro, abrange a dotação de meios financeiros e estruturais que possibilitem uma carreira activa e dignificante. Em qualquer dos casos, a solução ultrapassa as capacidades e competências das Faculdades de Medicina. A resolução das dificuldades presentes e futuras depende exclusivamente de decisões políticas. |
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Limitações e perspectivas de ensino e investigação no ciclo básico das Faculdades de Medicina portuguesasDifficulties and the future of teaching and research in basic sciences at the portuguese Faculties of MedicineA situação a nível do ensino e investigação na área das disciplinas básicas do currículo pré-graduado das Faculdades de Medicina portuguesas está a atingir o ponto de ruptura. Dois problemas fundamentais exigem atenção e soluções concretas. Um refere-se à captação e formação de docentes e investigadores motivados para uma carreira naquelas áreas de ensino e investigação. O segundo problema, inter-dependente com o primeiro, abrange a dotação de meios financeiros e estruturais que possibilitem uma carreira activa e dignificante. Em qualquer dos casos, a solução ultrapassa as capacidades e competências das Faculdades de Medicina. A resolução das dificuldades presentes e futuras depende exclusivamente de decisões políticas.Well known difficulties of teaching and research lived by basic sciences of the medical school curriculum in Portugal are becoming desperate. Two main problems deserve major concern and urgent solutions: flrstly, the recruitment and continuing formation of motivated candidates for teaching and/or research in those areas; secondly, the establishment of adequate economic support that makes those careers in basic teaching and research attractive, along with the provision or creation of the necessaly support for both activities. Specific administrative and financial solutions are required from the government, in order to foster a realist future in the preclinical areas of the medical curricula.Ordem dos MédicosRepositório da Universidade de LisboaMartins e Silva, J.2015-04-15T11:04:54Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17923porActa Medica Portuguesa 1992; 5:457-4591646-0758http://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:37.805919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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