Gestão de mudança: estudo de caso: Unitel T+ (Cabo Verde)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Felisberto de Barros Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15753
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo compreender o processo de mudança que ocorreu numa empresa de telecomunicações, as práticas que os gestores de topo e intermédios adotaram na perspetiva de garantir a competitividade da empresa num setor altamente dinâmico, de rápidas alterações do ponto de vista económico, social, tecnológico e cultural. Para atingir esses objetivos, recorreu-se, como procedimento metodológico, à pesquisa qualitativa e aplicou-se entrevistas junto a seis líderes envolvidos diretamente no processo de mudança. Os resultados revelam a existência de práticas de gestão da mudança altamente eficazes, enquadradas num programa integrado de gestão da mudança desenvolvido pela própria empresa; assunção clara, por parte dos colaboradores, da nova visão da empresa, uma visão adequada aos desafios do contexto em que insere a empresa; forte aposta na capacitação técnica e desenvolvimento dos colaboradores; preocupação permanente dos gestores em melhorar os processos e os sistemas de trabalho; forte influência dos líderes no processo de mudança; adoção de práticas inovadoras no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços, suportado por estratégias de marketing eficazes. Procurou-se entender se os gestores aplicam integralmente os passos previstos nos modelos propostos por Kotter (1979) e Hayes (2002) e se houve alguma resistência à mudança e quais as medidas adotadas para ultrapassar as resistências. O estudo revela que a empresa adota o seu próprio modelo de gestão de mudança, inspirando-se, entretanto, nos vários modelos existentes mas com resultados altamente positivos. Revela ainda persistir na empresa alguma resistência à mudança.
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