Empatia e agressividade na adolescência e sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Maria Madalena Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5504
Resumo: A adolescência é caraterizada como uma etapa da vida em que a relação com os pares é um fator determinante para a socialização. Contudo, este processo nem sempre é pacífico. Trata-se de um crescimento exigente quer ao nível das relações quer ao nível do desenvolvimento cognitivo/ aprendizagem. Analisar a relação entre empatia e tendências agressivas; avaliar a relação entre sucesso escolar e empatia, e o que os adolescentes consideram sucesso escolar constituiu o objeto deste estudo aplicado a 232 alunos entre os 12 e os 18 anos de idade. Para o efeito, utilizou-se, para a empatia, as escalas IRI e AES. Para a agressividade, usou-se as escalas DIAS e AQ. Elaborou-se um questionário para avaliar o sucesso escolar. Este estudo confirmou os dados conhecidos sobre empatia e agressividade: quanto maior a empatia menor agressividade. A idade dos adolescentes parece ter alguma influência nos níveis de empatia, verificando-se o mais elevado nos mais novos e nos mais velhos (12 e 18 anos). Quanto à agressividade, esta manifesta-se mais no sexo masculino e nos jovens com 16 anos de idade. Na relação entre empatia e sucesso escolar, confirmou-se que esta afeta os adolescentes. O facto de conseguir passar de ano e ter de aprender com esforço tem maior importância como definição de sucesso escolar para os alunos do 3º ciclo. Os alunos mais velhos dão maior importância a ser bem sucedido no que fazem na escola, à sua organização, à aprovação nos exames e à boa relação com os professores.
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