Impacto das decisões de investimento na performance e eficiência das empresas portuguesas: caso do setor hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Carina Miquelino e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45459
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto que as decisões de investimento têm na performance e eficiência das empresas portuguesas, mais concretamente no setor hoteleiro português. Para alcançar esse objetivo, for analisada uma amostra de 1060 empresas desse setor, no período cronológico de 2014 a 2020. Para testar as hipóteses formuladas de acordo com a revisão de literatura proposta, foi utilizada a metodologia de dados em painel, especificamente o método de estimação Generalized Method of Moments (GMM) system proposto por Arellano e Bond (1991) e aprimorado por Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998), e o Value-Based DEA desenvolvido por Gouveia, Dias e Antunes (2008). Os resultados obtidos pelo modelo GMM mostram que o impacto da decisão de investimento varia consoante a perspetiva de cada stakeholder e, portanto, de acordo com a medida usada para avaliar os níveis de desempenho empresarial. Os resultados sugerem que os gestores apenas valorizam os fatores que servem os seus próprios interesses e desvalorizam os fatores sociais e ambientais na sustentabilidade da atividade empresarial. Em contrapartida, os potenciais investidores e público em geral valorizam os fatores sociais e ambientais como decisões que têm impacto positivo na performance da empresa. Estes stakeholders valorizam o Capital Humano e Desenvolvimento sustentável, considerando ainda os ativos intangíveis como fatores impulsionadores da performance empresarial. Do mesmo modo, os atuais acionistas valorizam os ativos intangíveis e as despesas ambientais nos seus níveis de rendibilidade, mas talvez pela visibilidade imediata e necessidade de reputação no mercado dado que não valorizam as questões sociais. Os resultados do Value-Based DEA reforçam que, na ótica do gestor, as empresas não eficientes devem aumentar o ROA, apresentando-se como fator de maior peso na eficiência das empresas. Já no que diz respeito ao fator social, ainda não é visto como alavanca de eficiência, no entanto, os resultados demonstram que, para alcançar maiores níveis de eficiência, as empresas devem dar maior relevância a este fator. A originalidade desta dissertação assenta na utilização de uma metodologia híbrida para avaliar os determinantes da performance e eficiência das empresas hoteleiras em Portugal, setor com elevada importância económica no país.
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