Explicação histórica com base nos artefactos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carmen da Conceição Melo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11115
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de História e Ciências Sociais)
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spelling Explicação histórica com base nos artefactos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade93:372.893372.893:93Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de História e Ciências Sociais)Este estudo de natureza descritiva, inserido numa linha de investigação em cognição histórica, pretendeu indagar sobre como lidam os alunos do 7º ano com a explicação histórica de um período tão remoto como a Pré-História, através da observação/interpretação de artefactos museológicos. A amostra foi constituída por alunos do 7º ano de escolaridade, com idades entre os 11 - 14 anos, de uma escola do norte de Portugal, em 2008/2009. A recolha de dados foi realizada em três fases (estudo exploratório, estudo piloto e estudo final, trabalhando-se em cada fase com um grupo-turma, num total de 69 alunos), através de um questionário, constituído por três tarefas escritas, complementado por curtas entrevistas. Os alunos responderam ao questionário em pares e, como material histórico de apoio, dispuseram de dois conjuntos de artefactos pré-históricos (Paleolítico/Mesolítico e Neolítico), integrando originais e réplicas, que puderam observar e manipular. Da análise dos dados resultaram quatro dimensões conceptuais (1. Função do Museu; 2. Inferências sobre o passado; 3. Sentidos do passado; 4. Conjecturas sobre os artefactos), para cada uma das quais foi definida uma categorização em níveis de sofisticação. Das várias categorizações emergiu um modelo explicativo final em cinco níveis de progressão: 1.Tarefa explicativa não alcançada; 2. Ideias inconsistentes/vagas; 3. Explicação à luz do quotidiano; 4. Explicação histórica restrita: 5. Explicação histórica válida. Os resultados revelaram, a propósito da qualidade de inferências de nível explicativo (explicação intencional/compreensão empática), enfoque desta investigação, uma variância de níveis conceptuais e que, apesar das fragilidades na produção de inferências explicativas, a grande maioria dos alunos construiu explicações, menos ou mais elaboradas, sobre os artefactos pré-históricos expostos e as comunidades que os construíram. Portanto, sugere-se que, na aula de História, se trabalhe desde cedo a explicação histórica, numa lógica de complexificação crescente, utilizando materiais e tarefas adequadas, sendo uma mais-valia a exploração de fontes materiais.This study of descriptive nature, in the line of inquiry in historical cognition, intended to investigate how the students deal with the historical explanation of a so remote period as Prehistory, through observation/ interpretation of museum artifacts. The sample was constituted by 7th year pupils, with ages between 11 and 14, at a school located in Northen Portugal, in 2008/2009. The data was collected in three phases (an exploratory, a pilot and a final study, working up with one group-class in each phase, in a total of 69 students). A questionnaire consisting of three written tasks was applied, supplemented by shorts interviews. The students answered to the questionnaire in pairs and, as historical material, they had two sets of prehistoric object (Paleolithic/Mesolithic and Neolithic), genuine artifacts and replicas, that they could observe and manipulate. From the analysis of the collected data four conceptuals dimensions were generated: 1.Role of the museum; 2. Inferences about the past; 3. Meanings of the past; 4. Conjectures about the artifacts, being each one categorized in levels of sophistication. From the various categories emerged a final explanatory model in five levels of progression: 1. Explanatory task unreached; 2. Inconsistent vague ideas; 3. Everyday explanation; 4. Restricted historical explanation; 5. Valid historical explanation. In respect to the quality of the inferences at explanatory level (intentional explanation/empathic understanding), the focus of this research, resulted a variance of conceptual levels and, despite some fragilities in the inferences produced, the majority of the students produced, less or more sophisticated, explanations about the prehistoric artifacts exhibited and the communities who built them. Therefore, it is suggested that in the history classroom, students from early ages, can work on historical explanation, within a logic of growing complexity, using appropriate materials and tasks, being the exploration of materials sources a surplus value in the history education.Barca, IsabelUniversidade do MinhoFernandes, Carmen da Conceição Melo2009-12-142009-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:39.852103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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