Aplicabilidade dos SIG na Gestão dos Transportes Públicos. Caso de Estudo: Município de Almada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7388 |
Resumo: | Trabalho de Projecto em Gestão do Território Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica |
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Aplicabilidade dos SIG na Gestão dos Transportes Públicos. Caso de Estudo: Município de AlmadaSistemas de Informação GeográficaSistemas de Informação de TransportesTransportes PúblicosModelo de dadosAnálise de redeTrabalho de Projecto em Gestão do Território Detecção Remota e Sistemas de Informação GeográficaOrdenamento do Território está directamente ligado com o processo de desenvolvimento de um país. Fornece uma boa qualidade de vida aos cidadãos, criando estratégias para atingir territórios mais equilibrados e competitivos. A mobilidade e acessibilidade são os principais factores de integração, coesão social e promoção da competitividade e desenvolvimento económico. O presente trabalho pretende ilustrar a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e dos Sistemas de Informação de Transportes (SIT) como ferramentas de apoio no desenvolvimento de políticas para a organização, gestão e promoção da eficiência dos transportes auxiliando o planeamento do transporte público. Para tal é apresentado um modelo, que tem como principal objectivo analisar a oferta dos transportes públicos no Município de Almada, uma cidade periférica de Lisboa, a fim de optimizar as suas taxas de utilização. O futuro modelo será baseado na análise de todos os tipos de transporte que o Município de Almada fornece e a população que é servida. É relevante observar a oferta e a procura do município antes de construir um modelo específico. Esta ferramenta é direccionada para a análise do transporte rodoviário, a fim de encontrar alguns pontos fracos e submeter potenciais melhorias. O objectivo principal deste modelo é localizar de forma automatizada novas paragens e aumentar o número de utilizadores, tendo em conta a análise de quatro variáveis: mapa de declives, área de influência dos serviços (Hospitais, farmácias, escolas, bancos, restaurantes, etc.), densidade populacional e a conectividade da rede viária. Cada variável tem um peso específico, pois representa diferentes realidades geográficas e, consequentemente, afecta a localização das novas paragens de uma forma diferente. Este modelo foi desenvolvido em ArcGIS utilizando a ferramenta Model Builder e as extensões Spatial Analyst e Network Analyst.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaFerreira, JorgeRUNLeite, Maria Inês da Silva2012-07-09T13:27:45Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7388porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:14Zoai:run.unl.pt:10362/7388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:27.006798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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