Otimização de um Motor Turbofan com Combustão Sequencial e Elevada Razão de Bypass

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Guilherme Santos de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6362
Resumo: Desde o primeiro voo numa aeronave feita pelo Homem, que tudo tem mudado no panorama da aviação civil e militar. Foram muitos os avanços nas disciplinas de aerodinâmica, estruturas, materiais, propulsão, sistemas, etc…, fruto da evolução técnica do Homem e do desejo de tornar a aviação mais fiável, rápida e segura e, sobretudo, com o intuito de tornar o mundo, pós 2ª Guerra Mundial, mais próximo. Esta dissertação foca-se nos avanços consideráveis que foram feitos nas áreas da propulsão, mais precisamente nos motores utilizados em aviação civil. Deste modo, é importante perceber que desde o primeiro voo pilotado, que a necessidade de transportar mais passageiros e cargas cada vez maiores levou a que se abandonassem os motores a pistão e se procurassem por motores de maior propulsão. Neste contexto, surgiram os motores turbofan baseados no ciclo de Brayton, utilizado em turbinas de gás, e que ao invés de produzirem propulsão através de uma hélice utilizam, pelo menos, uma turbina, uma câmara de combustão e um compressor para produzir tração. Os motores Turbofan permitiram à aviação dar um salto de gigante levando a um aumento exponencial da quantidade de passageiros/carga transportada, e sobretudo a um incremento das distâncias possíveis em cada voo. Isto devido principalmente às poupanças de combustível, a que se deveram as evoluções no conceito de razão de Bypass, que é a razão entre o caudal de ar que circula exteriormente à câmara de combustão e o caudal de ar que passa pela câmara de combustão, bem como o aumento das eficiências mecânicas dos componentes. Deste modo, nos últimos anos tem-se verificado um aumento da dimensão dos componentes do motor mais precisamente o fan ou compressor de baixas pressões. Este aumento é devido à necessidade de aumentar a razão de Bypass o que conduz a uma diminuição do consumo de combustível e do ruído. No entanto, este aumento conduz a uma necessidade de extrair mais energia das turbinas para atuar os compressores. Assim, surge o conceito de combustão-sequencial entre turbinas, que é a junção de uma segunda ou mais câmaras de combustão entre as diferentes fases de expansão nas turbinas, de modo a que se consiga extrair mais energia para a atuação dos diferentes compressores. Considerando isto, o objetivo deste estudo foca-se em aplicar este conceito de combustão sequencial a um motor que esteja atualmente a ser utilizado na aviação civil e ver até que ponto é viável melhorar a tração produzida e reduzir o consumo de combustível.
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Deste modo, é importante perceber que desde o primeiro voo pilotado, que a necessidade de transportar mais passageiros e cargas cada vez maiores levou a que se abandonassem os motores a pistão e se procurassem por motores de maior propulsão. Neste contexto, surgiram os motores turbofan baseados no ciclo de Brayton, utilizado em turbinas de gás, e que ao invés de produzirem propulsão através de uma hélice utilizam, pelo menos, uma turbina, uma câmara de combustão e um compressor para produzir tração. Os motores Turbofan permitiram à aviação dar um salto de gigante levando a um aumento exponencial da quantidade de passageiros/carga transportada, e sobretudo a um incremento das distâncias possíveis em cada voo. Isto devido principalmente às poupanças de combustível, a que se deveram as evoluções no conceito de razão de Bypass, que é a razão entre o caudal de ar que circula exteriormente à câmara de combustão e o caudal de ar que passa pela câmara de combustão, bem como o aumento das eficiências mecânicas dos componentes. Deste modo, nos últimos anos tem-se verificado um aumento da dimensão dos componentes do motor mais precisamente o fan ou compressor de baixas pressões. Este aumento é devido à necessidade de aumentar a razão de Bypass o que conduz a uma diminuição do consumo de combustível e do ruído. No entanto, este aumento conduz a uma necessidade de extrair mais energia das turbinas para atuar os compressores. Assim, surge o conceito de combustão-sequencial entre turbinas, que é a junção de uma segunda ou mais câmaras de combustão entre as diferentes fases de expansão nas turbinas, de modo a que se consiga extrair mais energia para a atuação dos diferentes compressores. Considerando isto, o objetivo deste estudo foca-se em aplicar este conceito de combustão sequencial a um motor que esteja atualmente a ser utilizado na aviação civil e ver até que ponto é viável melhorar a tração produzida e reduzir o consumo de combustível.Since the first flight in a man-made aircraft, everything changed in the panorama of civil and military aviation. There have been many advances in different disciplines such as aerodynamics, structures, materials, propulsion systems, etc ..., as the result of man technical evolution and the desire to make the most reliable, fast and safe aviation in order to make a post-World War 2 world closer. This thesis focuses on the considerable advances that have been made in the areas of propulsion, specifically the engines used in civil aviation. Thus, it is important to realize that since the first piloted flight, the need to carry more passengers and also increasing loads led to the abandon of piston engines and a beginning in the search for a new type of engine that had greater propulsion. In this context emerged the turbofan engines based on the Brayton cycle, used for gas turbines, and that instead of producing thrust through a propeller, they use at least one turbine a combustion chamber and a compressor for generating thrust. The Turbofan engines, enabled the aviation to take a giant leap leading to an exponentially increase in the amount of passengers/cargo and above all, increase the possible distances for each flight. This is due primarily to fuel savings, particularly due to evolution in the concept of bypass ratio, the ratio between the air bypassing the engine core and the one flowing through it, and the increase in component efficiency. Thus, in recent years there has been an increase in the size of engine components more precisely the fan, or low pressure compressor. This increase is because of the need to increase the bypass ratio leading to a reduction in fuel consumption and noise. However, this increase leads to a need to also increase the extracted energy at the turbines phase required to operate the compressors. Thus, the concept of sequential interturbine combustion arises, which is the junction of a second or more combustion chambers between different phases of expansion at the turbines in order to extract more energy to achieve the performance required for different compressors. Considering this, the objective of this study focuses on applying the concept of sequential combustion to an engine that is currently being used in civil aviation and see how far it is feasible in terms of producing more traction and lesser fuel consumption.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumTavares, Guilherme Santos de Carvalho2018-11-13T16:06:15Z2016-10-32016-11-072016-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6362TID:201772531porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:06.323031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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