Combustão sequencial em motores Turbofan
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5389 |
Resumo: | Nos últimos anos as viagens aéreas têm vindo a aumentar exponencialmente, levando à construção de aeronaves maiores e mais potentes. A crescente necessidade de conseguir obter trações mais elevadas e consumos menores, levou a que a razão de bypass dos motores começasse a aumentar significativamente. Esse aumento traduz-se em uma diminuição de TSFC mas acompanhado também por uma diminuição da tração. O principal fator seria a falta de energia disponível, visto que o aumento da fan leva também ao aumento da sua necessidade energética mas a energia disponibilizada pela turbina continua a ser a mesma. Assim após toda a energia ter sido retirada das turbinas para o funcionamento da fan e dos compressores, a energia restante que serve para a produção de tração, começa a tender para níveis extremamente baixos. A combustão sequencial surgiu há alguns anos como uma possível solução a esse problema. Através da introdução entre as turbinas, consegue-se gerar energia extra. Essa queima é efetuada a pressões mais elevadas do que no caso do afterburner, obtendo um maior rendimento e menor consumo quando comparado ao mesmo. O foco deste trabalho está na verificação da viabilidade da implementação de um ITB em um turbofan de muito alta razão de bypass, mais especificamente num turbofan 3 eixos sem mistura de caudais, tendo sido escolhido um motor já implementado no mercado. O ITB (Câmara de combustão entre turbinas) é implementado no ducto entre a turbina de pressões intermédias e a turbina de baixas pressões. Os resultados obtidos são comparados aos do motor base de modo a verificar se os níveis de tração e de consumo específicos são favoráveis. |
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Combustão sequencial em motores TurbofanAnálise paramétrica da influência da combustão interturbinas num Turbofan de muito alta razão de bypassCâmara de Combustão Entre TurbinasCombustão SequencialConsumo EspecíficoRazão de BypassTraçãoTurbofanDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasNos últimos anos as viagens aéreas têm vindo a aumentar exponencialmente, levando à construção de aeronaves maiores e mais potentes. A crescente necessidade de conseguir obter trações mais elevadas e consumos menores, levou a que a razão de bypass dos motores começasse a aumentar significativamente. Esse aumento traduz-se em uma diminuição de TSFC mas acompanhado também por uma diminuição da tração. O principal fator seria a falta de energia disponível, visto que o aumento da fan leva também ao aumento da sua necessidade energética mas a energia disponibilizada pela turbina continua a ser a mesma. Assim após toda a energia ter sido retirada das turbinas para o funcionamento da fan e dos compressores, a energia restante que serve para a produção de tração, começa a tender para níveis extremamente baixos. A combustão sequencial surgiu há alguns anos como uma possível solução a esse problema. Através da introdução entre as turbinas, consegue-se gerar energia extra. Essa queima é efetuada a pressões mais elevadas do que no caso do afterburner, obtendo um maior rendimento e menor consumo quando comparado ao mesmo. O foco deste trabalho está na verificação da viabilidade da implementação de um ITB em um turbofan de muito alta razão de bypass, mais especificamente num turbofan 3 eixos sem mistura de caudais, tendo sido escolhido um motor já implementado no mercado. O ITB (Câmara de combustão entre turbinas) é implementado no ducto entre a turbina de pressões intermédias e a turbina de baixas pressões. Os resultados obtidos são comparados aos do motor base de modo a verificar se os níveis de tração e de consumo específicos são favoráveis.In recent years, airline travel has been increasing exponentially, leading to the manufacturing of larger and more powerful aircraft. The growing need to achieve higher thrust and lower consumption led to the significantly increase in engine bypass ratio. That increase translates into a decrease of TSFC but also accompanied by a decrease in thrust. The main factor is the lack of available energy, since the increase in the fan also leads to their increased energy requirement but the energy available from the turbine remains the same. Therefore, after all the energy withdrawn from the turbine for operation of the fan and the compressor, the remaining power that serves to produce thrust begins to tend to extremely low levels. The sequential combustion emerged a few years ago as a possible solution to this problem. The introduction of a second combustion chamber between turbines may provide extra power. This combustion is conducted at higher pressures than in the case of afterburner, obtaining a higher yield and lower consumption compared to the same. The focus of this work is in checking the viability (thrust and consumption) of implementing an ITB in a turbofan of very high bypass ratio, more specifically in a turbofan 3-shafts unmixed flows, having chosen an engine already implemented in the market. The ITB (Interstage Turbine Burner) is implemented in the duct between the intermediate pressure turbine and low pressure turbine. The results are compared to the base engine in order to verify if the specific traction and consumption levels are favorable.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumGarbin, Bruno2018-07-23T15:40:47Z2015-10-22015-11-032015-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5389TID:201644061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:18Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:19.002012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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