Combustão sequencial em motores Turbofan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbin, Bruno
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5389
Resumo: Nos últimos anos as viagens aéreas têm vindo a aumentar exponencialmente, levando à construção de aeronaves maiores e mais potentes. A crescente necessidade de conseguir obter trações mais elevadas e consumos menores, levou a que a razão de bypass dos motores começasse a aumentar significativamente. Esse aumento traduz-se em uma diminuição de TSFC mas acompanhado também por uma diminuição da tração. O principal fator seria a falta de energia disponível, visto que o aumento da fan leva também ao aumento da sua necessidade energética mas a energia disponibilizada pela turbina continua a ser a mesma. Assim após toda a energia ter sido retirada das turbinas para o funcionamento da fan e dos compressores, a energia restante que serve para a produção de tração, começa a tender para níveis extremamente baixos. A combustão sequencial surgiu há alguns anos como uma possível solução a esse problema. Através da introdução entre as turbinas, consegue-se gerar energia extra. Essa queima é efetuada a pressões mais elevadas do que no caso do afterburner, obtendo um maior rendimento e menor consumo quando comparado ao mesmo. O foco deste trabalho está na verificação da viabilidade da implementação de um ITB em um turbofan de muito alta razão de bypass, mais especificamente num turbofan 3 eixos sem mistura de caudais, tendo sido escolhido um motor já implementado no mercado. O ITB (Câmara de combustão entre turbinas) é implementado no ducto entre a turbina de pressões intermédias e a turbina de baixas pressões. Os resultados obtidos são comparados aos do motor base de modo a verificar se os níveis de tração e de consumo específicos são favoráveis.
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