A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/755
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_2509d85f69177e6b3023d6673e0027ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anosPsicologia educacionalLinguagemLinguagem escritaProgramasPré-escolaBrasilDesenvolvimentoAprendizagemHospitalizaçãoEducational psychologyLanguageWriting languageProgramsPreschoolDevelopmentLearningInstrumentsHospitalizationDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente trabalho tem como objectivo central avaliar o impacto de um programa de intervenção de escrita delineado para incentivar as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas actividades em situações nas quais a linguagem escrita aparece em contexto funcional. Para a concretização de tal objectivo foi realizada uma investigação de natureza quasi-experimental na qual trabalhamos com dois grupos de crianças: Um grupo experimental (submetido à intervenção do programa de escrita) e um grupo de controlo (não submetido à intervenção). Fizeram parte deste estudo 38 crianças brasileiras com idades correspondentes entre 5-6 anos de idade. Com a finalidade de percebermos quais conhecimentos as crianças tinham acerca dos aspectos conceptuais e funcionais da linguagem escrita, utilizamos provas em dois momentos da investigação: Antes de iniciarmos a intervenção do programa de escrita (pré-teste) e após a intervenção do programa de escrita (pós-teste). A partir dos dados colectados no pós-teste verificámos que o programa de escrita causou impacto positivo às crianças do grupo experimental, possibilitando uma evolução bastante significativa no que diz respeito aos níveis conceptuais da escrita, como por exemplo a evolução de grafo-perceptivo à escrita com fonetização, nas mais diversas categorias. As mesmas evoluções ocorreram, também, em relação aos conhecimentos acerca dos suportes de escrita, nomeadamente no que diz respeito à identificação, à função e ao conteúdo. Os resultados apontam para a importância de proporcionar, em âmbito escolar, actividades no domínio da linguagem escrita relacionadas com situações reais da vida quotidiana, de modo que as crianças possam testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, caracterizando a função social da escrita.Instituto Superior de Psicologia Aplicada,Repositório do ISPAPantoja, Sílvia Cristina Mendonça2011-08-17T09:54:58Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:51.870329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
title A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
spellingShingle A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça
Psicologia educacional
Linguagem
Linguagem escrita
Programas
Pré-escola
Brasil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Hospitalização
Educational psychology
Language
Writing language
Programs
Preschool
Development
Learning
Instruments
Hospitalization
title_short A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
title_full A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
title_fullStr A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
title_full_unstemmed A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
title_sort A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
author Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça
author_facet Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Linguagem
Linguagem escrita
Programas
Pré-escola
Brasil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Hospitalização
Educational psychology
Language
Writing language
Programs
Preschool
Development
Learning
Instruments
Hospitalization
topic Psicologia educacional
Linguagem
Linguagem escrita
Programas
Pré-escola
Brasil
Desenvolvimento
Aprendizagem
Hospitalização
Educational psychology
Language
Writing language
Programs
Preschool
Development
Learning
Instruments
Hospitalization
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2011-08-17T09:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/755
url http://hdl.handle.net/10400.12/755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada,
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130048782925825