A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/755 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
id |
RCAP_2509d85f69177e6b3023d6673e0027ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anosPsicologia educacionalLinguagemLinguagem escritaProgramasPré-escolaBrasilDesenvolvimentoAprendizagemHospitalizaçãoEducational psychologyLanguageWriting languageProgramsPreschoolDevelopmentLearningInstrumentsHospitalizationDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalO presente trabalho tem como objectivo central avaliar o impacto de um programa de intervenção de escrita delineado para incentivar as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas actividades em situações nas quais a linguagem escrita aparece em contexto funcional. Para a concretização de tal objectivo foi realizada uma investigação de natureza quasi-experimental na qual trabalhamos com dois grupos de crianças: Um grupo experimental (submetido à intervenção do programa de escrita) e um grupo de controlo (não submetido à intervenção). Fizeram parte deste estudo 38 crianças brasileiras com idades correspondentes entre 5-6 anos de idade. Com a finalidade de percebermos quais conhecimentos as crianças tinham acerca dos aspectos conceptuais e funcionais da linguagem escrita, utilizamos provas em dois momentos da investigação: Antes de iniciarmos a intervenção do programa de escrita (pré-teste) e após a intervenção do programa de escrita (pós-teste). A partir dos dados colectados no pós-teste verificámos que o programa de escrita causou impacto positivo às crianças do grupo experimental, possibilitando uma evolução bastante significativa no que diz respeito aos níveis conceptuais da escrita, como por exemplo a evolução de grafo-perceptivo à escrita com fonetização, nas mais diversas categorias. As mesmas evoluções ocorreram, também, em relação aos conhecimentos acerca dos suportes de escrita, nomeadamente no que diz respeito à identificação, à função e ao conteúdo. Os resultados apontam para a importância de proporcionar, em âmbito escolar, actividades no domínio da linguagem escrita relacionadas com situações reais da vida quotidiana, de modo que as crianças possam testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, caracterizando a função social da escrita.Instituto Superior de Psicologia Aplicada,Repositório do ISPAPantoja, Sílvia Cristina Mendonça2011-08-17T09:54:58Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:52Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:51.870329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
title |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
spellingShingle |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça Psicologia educacional Linguagem Linguagem escrita Programas Pré-escola Brasil Desenvolvimento Aprendizagem Hospitalização Educational psychology Language Writing language Programs Preschool Development Learning Instruments Hospitalization |
title_short |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
title_full |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
title_fullStr |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
title_full_unstemmed |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
title_sort |
A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com crianças de 5-6 anos |
author |
Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça |
author_facet |
Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Linguagem Linguagem escrita Programas Pré-escola Brasil Desenvolvimento Aprendizagem Hospitalização Educational psychology Language Writing language Programs Preschool Development Learning Instruments Hospitalization |
topic |
Psicologia educacional Linguagem Linguagem escrita Programas Pré-escola Brasil Desenvolvimento Aprendizagem Hospitalização Educational psychology Language Writing language Programs Preschool Development Learning Instruments Hospitalization |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008-01-01T00:00:00Z 2011-08-17T09:54:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/755 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada, |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130048782925825 |