Contextos promotores da aquisição da linguagem escrita em jardim-de-infância: Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vala, Adelaide Roquete
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1005
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
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spelling Contextos promotores da aquisição da linguagem escrita em jardim-de-infância: Um estudo de casoLinguagemAprendizagemEscritaCrecheEducação pré-escolarLinguagem escritaLanguageLearningWritingNurseryPreschool educationWriting languageDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalNeste estudo, partimos do pressuposto que a educação pré-escolar poderá ser um factor decisivo e preponderante para a aquisição da linguagem escrita em crianças destas idades. Promover contextos diversificados e ricos em experiências significativas conduz a reflexões e aprendizagens sobre a linguagem escrita, onde o educador de infância e a sua prática pedagógica têm um papel preponderante. Trata-se de um estudo qualitativo onde nos propúnhamos reflectir sobre os conhecimentos que as crianças de idade pré-escolar constroem em relação à linguagem escrita e também, perceber de que forma o fazem em interacção com os seus pares e com o adulto, em contexto real de sala de aula. Tínhamos como objectivos gerais clarificar e aprofundar o conhecimento dos processos de aquisição da linguagem escrita e a sua apropriação, em crianças de idade pré-escolar, em contexto interactivo e num espaço educativo que propicie estas práticas, com base num currículo orientado para a aprendizagem da linguagem escrita. A análise do estudo foi qualitativa e procurou analisar as etapas de desenvolvimento das concepções sobre a linguagem escrita e os tipos de interacção estabelecidos por três crianças, com outros intervenientes e as consequências dessas interacções na sua aprendizagem. Realizámos um pré-teste inicial e um pós-teste final e observações das crianças, realizadas entre os pós-testes, em cinco meses diferentes. As situações pedagógicas, tendo como base teórica uma perspectiva sócioconstrutivista, foram desenvolvidas de modo a utilizarem a linguagem escrita, em situações significativas e funcionais, nas rotinas que decorreram em sala de aula. Pretendia-se que as crianças utilizassem a linguagem escrita e reflectissem sobre os seus aspectos figurativos, conceptuais e funcionais. A linguagem escrita foi utilizada de uma forma funcional, na sua vertente comunicativa, de forma útil e real. As situações de escrita observadas foram em situação de pequenos grupos, a pares, com a educadora e sozinha. Os resultados mostraram que as crianças, não só desenvolveram e enriqueceram os seus conhecimentos sobre a linguagem escrita, como nos parece haver uma relação entre as práticas interactivas de trabalho e a aquisição destas competências. Deste estudo, advêm diversas conclusões e implicações pedagógicas, das quais destacamos: a importância do diálogo, da reflexão e da troca de ideias entre as crianças; a importância dos grupos heterogéneos e do seu papel preponderante nas interacções entre as crianças; a importância do papel do educador e da forma como este actua, dialoga, apoia e conhece as crianças, o que lhe permite actuar adequadamente e reflectir sobre a sua prática; a importância da organização de um espaço educativo rico e da existência de actividades de escrita que sejam desenvolvidas de forma sistemática, funcional, interessantes e desafiadoras, e da importância destas terem como ponto de partida os interesses, saberes, problemas e dificuldades sentidas pelas crianças.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAVala, Adelaide Roquete2011-10-06T19:36:36Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1005porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:05.976532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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