Observação como instrumento de produção de conhecimento : estudo de práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33741 |
Resumo: | Com o presente trabalho procurou-se investigar no âmbito da aplicação de estratégias metodológicas, nomeadamente em atividades com incidência na Observação, utilizadas pelos docentes no decorrer das suas práticas pedagógicas, se as mesmas rentabilizam e promovem capacidades complexas dos alunos. Pretende-se desta forma, validar o efeito da aplicação da observação como metodologia da prática pedagógica, no que concerne ao contributo para o desenvolvimento das capacidades complexas dos alunos e consequente produção de conhecimento. Assim com incidência nas práticas desenvolvidas, por um conjunto de professores do terceiro ciclo do ensino básico e com base nas suas perceções, procurou-se reconhecer nas estratégias e instrumentos por eles utilizados, os contributos que deram origem à reflexão conjunta que a seguir se expõe. Com base na dimensão colaborativa da Supervisão, procedeu-se à recolha dos resultados aferidos, provenientes da aplicação de instrumentos de recolha de dados - entrevista - junto de docentes e da análise de instrumentos pedagógicos utilizados, seguida da elaboração de um referencial contextualizado, que possibilitou a inferência de conclusões no âmbito da investigação desencadeada. Foram realizados estudos teóricos e investigações nas áreas invocadas, que contextualizaram o quadro teórico desta investigação. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo contextual, com base nas entrevistas a docentes, da análise reflexiva de instrumentos disponibilizados e de relatos ou narrativas desses mesmos professores, no âmbito do trabalho colaborativo e partilhas pontuais de situação da prática pedagógica. Problematizada a questão que deu origem ao presente estudo, no âmbito das práticas docentes, foi possível percecionar que: Os docentes priorizam como estratégias, as atividades que incidam na observação como meio para promover capacidades de análise, reflexão e inferição de saberes apreendidos; Os alunos quando envolvidos e desafiados no âmbito destas atividades vão desenvolvendo, em ritmos diferenciados, capacidades significativas; A aquisição dessas capacidades significativas possibilita-lhes a aferição de novos conceitos (significados) e consequentemente o desenvolvimento de outras competências mais complexas; A produção de conhecimento preconizado pelo atual sistema educativo reflete-se nas aprendizagens dos alunos ao longo da escolaridade, como produto final do sucesso educativo pessoal e global. A observação como instrumento de produção de conhecimento poderá constituir uma estratégia a ser recomendada e incentivada no âmbito do desenvolvimento de capacidades complexas promotoras de conhecimento. |
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Observação como instrumento de produção de conhecimento : estudo de práticasAprendizagens significativasConhecimentoCapacidades complexasEstratégias de ensinoMetodologiasObservaçãoSupervisãoSignificant learningKnowledgeComplex capabilitiesTeaching strategiesMethodologiesSupervisionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom o presente trabalho procurou-se investigar no âmbito da aplicação de estratégias metodológicas, nomeadamente em atividades com incidência na Observação, utilizadas pelos docentes no decorrer das suas práticas pedagógicas, se as mesmas rentabilizam e promovem capacidades complexas dos alunos. Pretende-se desta forma, validar o efeito da aplicação da observação como metodologia da prática pedagógica, no que concerne ao contributo para o desenvolvimento das capacidades complexas dos alunos e consequente produção de conhecimento. Assim com incidência nas práticas desenvolvidas, por um conjunto de professores do terceiro ciclo do ensino básico e com base nas suas perceções, procurou-se reconhecer nas estratégias e instrumentos por eles utilizados, os contributos que deram origem à reflexão conjunta que a seguir se expõe. Com base na dimensão colaborativa da Supervisão, procedeu-se à recolha dos resultados aferidos, provenientes da aplicação de instrumentos de recolha de dados - entrevista - junto de docentes e da análise de instrumentos pedagógicos utilizados, seguida da elaboração de um referencial contextualizado, que possibilitou a inferência de conclusões no âmbito da investigação desencadeada. Foram realizados estudos teóricos e investigações nas áreas invocadas, que contextualizaram o quadro teórico desta investigação. Metodologicamente trata-se de um estudo qualitativo contextual, com base nas entrevistas a docentes, da análise reflexiva de instrumentos disponibilizados e de relatos ou narrativas desses mesmos professores, no âmbito do trabalho colaborativo e partilhas pontuais de situação da prática pedagógica. Problematizada a questão que deu origem ao presente estudo, no âmbito das práticas docentes, foi possível percecionar que: Os docentes priorizam como estratégias, as atividades que incidam na observação como meio para promover capacidades de análise, reflexão e inferição de saberes apreendidos; Os alunos quando envolvidos e desafiados no âmbito destas atividades vão desenvolvendo, em ritmos diferenciados, capacidades significativas; A aquisição dessas capacidades significativas possibilita-lhes a aferição de novos conceitos (significados) e consequentemente o desenvolvimento de outras competências mais complexas; A produção de conhecimento preconizado pelo atual sistema educativo reflete-se nas aprendizagens dos alunos ao longo da escolaridade, como produto final do sucesso educativo pessoal e global. A observação como instrumento de produção de conhecimento poderá constituir uma estratégia a ser recomendada e incentivada no âmbito do desenvolvimento de capacidades complexas promotoras de conhecimento.With the present work we tried to investigate in the scope of the application of methodological strategies, namely in activities with an impact on Observation, used by teachers during their pedagogical practices, if they profit and promote the complex abilities of students. In this way, it is intended to validate the effect of the application of observation as a methodology of pedagogical practice, with the contribution to the development of students' complex abilities and consequent knowledge production. Focusing on the practices developed by a group of teachers from the third cycle of basic education and based on their perceptions, we sought to recognize in the strategies and instruments used by them, the contributions that gave rise to the joint reflection that follows . Based on the collaborative dimension of Supervision, the results were collected, from the application of data collection instruments - interview - from teachers and from the analysis of the pedagogical instruments used, followed by the elaboration of a contextualized reference, which allowed the inference of conclusions in the scope of the investigation initiated. Theoretical studies and investigations were carried out in the invoked areas, which contextualized the theoretical framework of this investigation. Methodologically, it is a qualitative contextual study, based on interviews with teachers, reflective analysis of available instruments and reports or narratives of these same teachers, within the scope of collaborative work and occasional sharing of the situation of pedagogical practice. Having problematized the issue that gave rise to the present study, within the scope of teaching practices, it was possible to perceive that: Teachers prioritize as strategies, activities focus on observation as a means to promote capacities for analysis, reflection and inferring knowledge learned; Students, when involved and challenged in the scope of these activities, develop, at different rates, significant skills; The acquisition of these significant capacities allows them to assess new concepts (meanings) and consequently the development of other more complex skills; The production of knowledge recommended by the current educational system is reflected in the students' learning throughout schooling, as a final product of personal and global educational success. Observation as an instrument of knowledge production may be a strategy to be recommended and encouraged in the context of the development of complex knowledge-promoting capabilities.Roldão, Maria do CéuVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Maria de Fátima Miranda Marques2021-06-18T13:53:47Z2020-11-1120202020-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33741TID:202646637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:00.321407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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