A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, António Jorge Pereira da Silva de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17043
Resumo: O estudo apresentado tem como objetivo verificar a potencialidade da utilização da banda desenhada como recurso educativo em sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal em uma turma do 5º ano da Escola Básica Integrada. Com esse intuito, foi elaborado um projeto para que os (as) alunos (as) conseguissem atingir os objetivos programáticos da disciplina num determinado subtema do programa utilizando somente a banda desenhada. Em termos metodológicos este estudo segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, que se baseia numa determinada experiencia de ensino. Foram delineadas duas estratégias diferentes e utilizados diferentes instrumentos didáticos para implementar o projeto e permitir a recolha de dados. Os dados recolhidos apontam para uma avaliação muito positiva na utilização da Banda Desenhada como recurso educativo no contexto de ensino em que o estudo foi realizado.
id RCAP_251d000df0bfe4b91c0dea6413a6cba2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de PortugalBanda desenhadaRecurso educativoEnsino de história e geografia de PortugalRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioComicsEducational resourceHistory and geography teachingO estudo apresentado tem como objetivo verificar a potencialidade da utilização da banda desenhada como recurso educativo em sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal em uma turma do 5º ano da Escola Básica Integrada. Com esse intuito, foi elaborado um projeto para que os (as) alunos (as) conseguissem atingir os objetivos programáticos da disciplina num determinado subtema do programa utilizando somente a banda desenhada. Em termos metodológicos este estudo segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, que se baseia numa determinada experiencia de ensino. Foram delineadas duas estratégias diferentes e utilizados diferentes instrumentos didáticos para implementar o projeto e permitir a recolha de dados. Os dados recolhidos apontam para uma avaliação muito positiva na utilização da Banda Desenhada como recurso educativo no contexto de ensino em que o estudo foi realizado.This study is intended to verify the capability of using the comics as educational resource in the classroom, in the subject of History and Geography of Portugal in a class of grade five of primary school. With this aim, a project was developed so that students could achieve programmatic objectives of the discipline in a given subtopic of the syllabus using only comics. As methodology is concerned, this study follows a qualitative approach, interpretive nature, which is based in a specific educational experience. Two different strategies were outlined and different didactic instruments used to implement the project and allow data gathering. Ate the final, this study points to a very positive evaluation of the use of comics as an educational resource in the educational context in which the study was developed.Pessoa, Ana MariaRepositório ComumSerra, António Jorge Pereira da Silva de Almeida2016-12-22T15:08:00Z2016-122016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17043TID:201825686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:26.419282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
title A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
spellingShingle A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
Serra, António Jorge Pereira da Silva de Almeida
Banda desenhada
Recurso educativo
Ensino de história e geografia de Portugal
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Comics
Educational resource
History and geography teaching
title_short A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
title_full A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
title_fullStr A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
title_full_unstemmed A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
title_sort A utilização da banda desenhada no ensino da história e geografia de Portugal
author Serra, António Jorge Pereira da Silva de Almeida
author_facet Serra, António Jorge Pereira da Silva de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, Ana Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, António Jorge Pereira da Silva de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Banda desenhada
Recurso educativo
Ensino de história e geografia de Portugal
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Comics
Educational resource
History and geography teaching
topic Banda desenhada
Recurso educativo
Ensino de história e geografia de Portugal
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Comics
Educational resource
History and geography teaching
description O estudo apresentado tem como objetivo verificar a potencialidade da utilização da banda desenhada como recurso educativo em sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal em uma turma do 5º ano da Escola Básica Integrada. Com esse intuito, foi elaborado um projeto para que os (as) alunos (as) conseguissem atingir os objetivos programáticos da disciplina num determinado subtema do programa utilizando somente a banda desenhada. Em termos metodológicos este estudo segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, que se baseia numa determinada experiencia de ensino. Foram delineadas duas estratégias diferentes e utilizados diferentes instrumentos didáticos para implementar o projeto e permitir a recolha de dados. Os dados recolhidos apontam para uma avaliação muito positiva na utilização da Banda Desenhada como recurso educativo no contexto de ensino em que o estudo foi realizado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22T15:08:00Z
2016-12
2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17043
TID:201825686
url http://hdl.handle.net/10400.26/17043
identifier_str_mv TID:201825686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135343427977216