As atitudes do consumidor face às compras de supermercado online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13149 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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As atitudes do consumidor face às compras de supermercado onlineRetalhoAtitudes do ConsumidorCompras de Supermercado OnlineIntenção de CompraRetailConsumer AttitudesOnline Supermarket ShoppingPurchase IntentionMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialPoucos estudos se debruçam especificamente sobre as compras de supermercado feitas online, as quais apresentam características distintas da maior parte dos negócios da Internet: a venda de produtos perecíveis e não perecíveis. Mediante este cenário, é objetivo desta investigação estudar as atitudes do consumidor face às compras de supermercado online. A metodologia adotada é de natureza quantitativa, tratando-se de um estudo descritivo-correlacional, no qual participam 248 indivíduos, elegendo-se o inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos preferem fazer as compras de supermercado na loja física e quando o fazem numa loja online, escolhem a loja referente ao supermercado a que habitualmente vão. Em conclusão, a variável que mais se destacou para o não uso do online por parte dos Nonshoppers para as suas compras de supermercado foi a Eficiência, e para os Shoppers a variável que mais influencia a sua Atitude positiva é o baixo risco percecionado do serviço. Em relação à Intenção de Compra, ambos destacam a variável Conveniência como sendo a mais preponderante.Few studies focus specifically on online grocery shopping, which have distinct characteristics of most of the Internet business: the sale of perishable and non-perishable products. Through this scenario, the objective of this research is to study consumer attitudes towards online grocery shopping. The methodology adopted for this research is quantitative, in light of a descriptive-correlational study, which involved 248 individuals, electing the survey as a data collection instrument. The results show that most respondents prefer to do the grocery shopping in-store and when they do it in an online store, they choose the store related to the supermarket they usually go. In conclusion, the most outstanding variable for Nonshoppers was efficiency, and for the Shoppers the variable which influences the positive attitude is the noticeable low risk of the service. Regarding the Shopping Intention, both highlight the predominant variable, Convenience.Instituto Superior de Economia e GestãoBrochado, Fernando OliveiraRepositório da Universidade de LisboaRôxo, Susana Paula Clemêncio2017-02-08T14:11:03Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13149porRôxo, Susana Paula Clemêncio (2016). "As atitudes do consumidor face às compras de supermercado online". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:10.570694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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