O marketing na comunicação e reputação de marcas de moda: o caso Susana Bettencourt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contente, Bárbara Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21987
Resumo: Atualmente, as marcas de moda portuguesas carecem ainda de competências relativas à criação de conceito e ao desenvolvimento de estratégias comerciais, tendo, por isso, maior dificuldade em ganhar visibilidade num mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, a empresa Susana Bettencourt, cuja estrutura financeira e organizacional não se apresenta favorável, revela evidentes dificuldades na criação de notoriedade e reputação da sua marca. O presente Trabalho Final de Mestrado pretende, assim, explorar as ferramentas do marketing, de forma a encontrar a melhor solução possível para a referida problemática da empresa, sendo a marca Susana Bettencourt uma marca portuguesa inserida num contexto de slow fashion. Numa primeira fase, é apresentado um enquadramento teórico no qual são revistos conceitos relativos ao marketing e comunicação na moda, bem como ao branding e fatores segundo os quais o consumidor é influenciado. Posteriormente, foi feito um diagnóstico relativo ao estado atual da empresa, através de uma análise interna e externa da mesma. Após o terminus dessa análise, foi possível compreender o modo como a empresa atua internamente e ainda os fatores externos que poderão afetar o seu desempenho, desde a concorrência aos fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos e legais. Como apoio na recolha de dados relativos à empresa, foram realizadas entrevistas aos seus principais elementos, bem como aos fundadores de um dos pontos de venda dos produtos da marca. Os resultados extraídos foram compilados numa matriz de análise SWOT que, por sua vez, permitiram delinear a estratégia a utilizar conjuntamente com as ferramentas de segmentação, targeting e posicionamento.
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