O marketing na comunicação e reputação de marcas de moda: o caso Susana Bettencourt
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21987 |
Resumo: | Atualmente, as marcas de moda portuguesas carecem ainda de competências relativas à criação de conceito e ao desenvolvimento de estratégias comerciais, tendo, por isso, maior dificuldade em ganhar visibilidade num mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, a empresa Susana Bettencourt, cuja estrutura financeira e organizacional não se apresenta favorável, revela evidentes dificuldades na criação de notoriedade e reputação da sua marca. O presente Trabalho Final de Mestrado pretende, assim, explorar as ferramentas do marketing, de forma a encontrar a melhor solução possível para a referida problemática da empresa, sendo a marca Susana Bettencourt uma marca portuguesa inserida num contexto de slow fashion. Numa primeira fase, é apresentado um enquadramento teórico no qual são revistos conceitos relativos ao marketing e comunicação na moda, bem como ao branding e fatores segundo os quais o consumidor é influenciado. Posteriormente, foi feito um diagnóstico relativo ao estado atual da empresa, através de uma análise interna e externa da mesma. Após o terminus dessa análise, foi possível compreender o modo como a empresa atua internamente e ainda os fatores externos que poderão afetar o seu desempenho, desde a concorrência aos fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos e legais. Como apoio na recolha de dados relativos à empresa, foram realizadas entrevistas aos seus principais elementos, bem como aos fundadores de um dos pontos de venda dos produtos da marca. Os resultados extraídos foram compilados numa matriz de análise SWOT que, por sua vez, permitiram delinear a estratégia a utilizar conjuntamente com as ferramentas de segmentação, targeting e posicionamento. |
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O marketing na comunicação e reputação de marcas de moda: o caso Susana BettencourtGestão do designMarketingModaMarcas de modaSlow fashionProjeto de mestradoAtualmente, as marcas de moda portuguesas carecem ainda de competências relativas à criação de conceito e ao desenvolvimento de estratégias comerciais, tendo, por isso, maior dificuldade em ganhar visibilidade num mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto, a empresa Susana Bettencourt, cuja estrutura financeira e organizacional não se apresenta favorável, revela evidentes dificuldades na criação de notoriedade e reputação da sua marca. O presente Trabalho Final de Mestrado pretende, assim, explorar as ferramentas do marketing, de forma a encontrar a melhor solução possível para a referida problemática da empresa, sendo a marca Susana Bettencourt uma marca portuguesa inserida num contexto de slow fashion. Numa primeira fase, é apresentado um enquadramento teórico no qual são revistos conceitos relativos ao marketing e comunicação na moda, bem como ao branding e fatores segundo os quais o consumidor é influenciado. Posteriormente, foi feito um diagnóstico relativo ao estado atual da empresa, através de uma análise interna e externa da mesma. Após o terminus dessa análise, foi possível compreender o modo como a empresa atua internamente e ainda os fatores externos que poderão afetar o seu desempenho, desde a concorrência aos fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos e legais. Como apoio na recolha de dados relativos à empresa, foram realizadas entrevistas aos seus principais elementos, bem como aos fundadores de um dos pontos de venda dos produtos da marca. Os resultados extraídos foram compilados numa matriz de análise SWOT que, por sua vez, permitiram delinear a estratégia a utilizar conjuntamente com as ferramentas de segmentação, targeting e posicionamento.Currently, portuguese brands still lack some skills related to concept creation and development of commercial strategies. Therefore, these brands have more difficulty to gain visibility in an increasingly competitive market. In this context, the company Susana Bettencourt, whose financial and organizational structure is not the most favorable, finds difficulties in creating the reputation of its brand. The aim of this Master's thesis is to explore the marketing tools in order to find the best possible solution to the company's problems, whereas Susana Bettencourt is a portuguese slow fashion brand. First, it’s presented a theoretical framework that reviews concepts related to marketing and communication in fashion, as well as branding and factors that influence consumer. After that, it was made a diagnosis regarding the current situation of the company, through an internal and external analysis of it. This analysis allowed to understand how the company operates internally and also the external factors that may affect its performance, from competitors to political, economic, social, technological and legal factors. As a support for company's data collection, some interviews were conducted to the main elements of the company, as well as to one of the retailers of brand’s product. The results were grouped into a SWOT analysis matrix which allowed to outline the strategy to be used together with segmentation, targeting and positioning tools.Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosRodrigues, António da CruzRepositório ComumContente, Bárbara Sofia Gonçalves2018-03-14T17:43:16Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21987201880369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:17.534788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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