Valores como preditores da satisfação com a vida em jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/54280 |
Resumo: | Numa perspectiva funcionalista, os valores são uma expressão cognitiva das necessidades humanas, princípios que orientam o comportamento para metas mais pessoais, sociais ou gerais de vida, cujo impacto psicossocial merece mais investigação. Neste estudo, analisou-se em que medida o tipo de orientação dos valores prediz a satisfação com a vida de 562 jovens portugueses (n = 303, 53,9% mulheres), com idades entre 14 e 22 anos (M = 16,9, DP = 1,71), que frequentam o ensino médio: via profissionalizante (63,7%) e regular (36,3%). Os jovens completaram o Questionário de Valores Básicos e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados da análise de regressão linear indicam que a orientação dos valores explica menos de um quarto da variabilidade da satisfação com a vida, o que suscita a necessidade de se analisar o seu poder explicativo em conjunto com outras variáveis, por exemplo, de personalidade e sociocognitivas. |
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Valores como preditores da satisfação com a vida em jovensValues as predictors of life satisfaction in youthsValores como predictores de satisfacción con la vida en los jóvenesvaluessatisfactionpredictionyouthvaloressatisfacciónpredicciónjóvenesvaloressatisfaçãoprediçãojovensCiências Sociais::PsicologiaNuma perspectiva funcionalista, os valores são uma expressão cognitiva das necessidades humanas, princípios que orientam o comportamento para metas mais pessoais, sociais ou gerais de vida, cujo impacto psicossocial merece mais investigação. Neste estudo, analisou-se em que medida o tipo de orientação dos valores prediz a satisfação com a vida de 562 jovens portugueses (n = 303, 53,9% mulheres), com idades entre 14 e 22 anos (M = 16,9, DP = 1,71), que frequentam o ensino médio: via profissionalizante (63,7%) e regular (36,3%). Os jovens completaram o Questionário de Valores Básicos e a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados da análise de regressão linear indicam que a orientação dos valores explica menos de um quarto da variabilidade da satisfação com a vida, o que suscita a necessidade de se analisar o seu poder explicativo em conjunto com outras variáveis, por exemplo, de personalidade e sociocognitivas.In a functionalist perspective, values are a cognitive expression of human needs as well as principles that guide behaviors to personal, social or general life goals, whose psychosocial impact deserves more investigation. This study aimed to analyze whether the type of values orientation predicts life satisfaction in 562 Portuguese youths (n = 303, 53.9% women) aged 14 to 22 years (M = 16.9; SD = 1.71), attending high school studies, being 63.7% technical and (36.3%) regular high school.Students completed the Basic Values Survey and the Satisfaction With Life Scale. The results of the linear regression analyzes indicate that the values orientation explains less than a quarter of life satisfaction variability, which indicated the need to further analyze its explanatory power together with other variables, such as, personality and socio-cognitive.Desde el punto de vista funcional, los valores son una expresión cognitiva de las necesidades humanas, principios que orientan el comportamiento hacia metas más personales, sociales o generales de vida, cuyo impacto psicosocial necesita más investigación. En este estudio se analizó en qué medida el tipo de orientación de los valores predice la satisfacción con la vida de 562 jóvenes portugueses (n = 303, 53.9% mujeres), con edades entre 14 y 22 años ( = 16.9, P = 1.71) que frecuentan Enseñanza Secundaria: profesional (63.7%) y normal (36.3%). Los jóvenes completaron el Cuestionario de Valores Básicos y la Escala de Satisfacción con la Vida. Los resultados del análisis de regresión lineal indican que la orientación de los valores explica menos de una cuarta parte de la variabilidad de satisfacción con la vida, lo que plantea la necesidad de analizar su poder explicativo, junto con otras variables, por ejemplo, de personalidad y socio-cognitivas.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de São FranciscoUniversidade do MinhoMarques, C.Silva, A. D.Taveira, Maria do Céu20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54280por10.1590/1413-82712017220202info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:18.076479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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