A influência da cegueira na higiene oral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10883 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz |
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A influência da cegueira na higiene oralCegueiraBaixa visãoHigiene oralMedicina dentáriaDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizObjetivo: Avaliar o índice de dentes cariados, perdidos e obturados em dentição mista e definitiva em pré-adolescentes e adolescentes cegos ou com baixa visão. Analisar o Índice de Placa (IP) e o Índice Gengival (IG) em pré-adolescentes e adolescentes cegos ou com baixa visão. Analisar o Índice de Placa (IP) e Índice Gengival (IG) após educação e motivação de técnicas de higiene oral em pré-adolescentes e adolescentes cegos ou com baixa visão.Materiais e Métodos: Avaliou-se o risco (CPOD), o Índice de Placa e o Índice Gengival antes de educar e motivar para a higiene oral e um mês depois, num grupo de 16 pré-adolescentes e adolescentes com cegueira ou baixa visão, alunos do Centro Helen Keller.Discussão: Apenas 16 alunos reuniram as condições necessárias para participação no estudo em relação à amostra de 35 alunos que estava inicialmente prevista.Resultados: Foi registado o valor de CPOD, 0,00 em 4 sujeitos da amostra, 0,10 em 6 sujeitos da amostra, tendo sido este o valor com maior expressividade. 0,20 em 2 sujeitos da amostra, 0,30 em 1 sujeito da amostra, 0,40 em 2 sujeitos da amostra e 0,5 em 1 sujeito da amostra, sendo o grupo considerado de baixo risco. Obteve-se um mês após a educação e motivação uma redução de 9,65% no Índice de Placa, e uma redução de 1,66% no Índice Gengival.Conclusão: Houve uma melhoria nos valores obtidos na segunda observação em relação à primeira observação, pelo que se considera que uma boa educação e motivação para a higiene oral, conjuntamente com um bom acompanhamento por parte dos encarregados de educação, escola e pelo médico dentista, poderão efetivamente resultar em melhores condições de saúde oral de pré-adolescentes e adolescentes portadores de deficiência visual.Lopes, Luísa BandeiraRepositório ComumNobre, David Miguel Fernandes2016-01-15T11:07:28Z2015-102015-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10883TID:201005824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-07T10:37:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-07T10:37:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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