Desenvolvimento da competência de aprendizagem : uma exigência da educação do século XXI - o caso dos manuais de português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12120
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira
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spelling Desenvolvimento da competência de aprendizagem : uma exigência da educação do século XXI - o caso dos manuais de português língua estrangeiraPortuguês Língua Segunda (PL2)Língua portuguesa para estrangeirosMateriais didácticosManuais escolaresDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e EstrangeiraNeste trabalho procura-se defender o facto de, no actual contexto de afirmação da chamada “sociedade cognitiva” e da necessidade de se promover uma “educação ao longo da vida”, a competência de aprendizagem e a promoção da autonomia dos alunos, serem competências chave que devem ser desenvolvidas, transversalmente, por várias disciplinas. Neste sentido, procura-se sublinhar o facto de, no âmbito do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, esta mudança se concretizar mediante a conciliação entre uma abordagem comunicativa e uma abordagem de desenvolvimento da autonomia. Defende-se também que a promoção da autonomia depende do recurso a metodologias que promovam o exercício da auto-regulação da aprendizagem, processo em que o manual escolar pode desempenhar um papel importante se for elaborado de modo a propiciar tais competências, preferencialmente, de forma complementar, com outros recursos educativos. Assim, e com o objectivo de verificar, em particular, o potencial de desenvolvimento da competência de aprendizagem foram seleccionados manuais actuais dirigidos ao ensino do português como língua estrangeira e/ou segunda, e aplicados dois guiões de análise, com diferente grau de especificidade. Foi possível concluir que os actuais manuais dirigidos ao ensino do português como língua estrangeira não revelam potencial de desenvolvimento da competência de aprendizagem dos alunos, verificando-se também uma focalização quase exclusiva em competências estritamente comunicativas, em detrimento de competências gerais. Defende-se, fundamentalmente, uma nova abordagem na concepção futura de manuais didácticos dirigidos ao ensino do português como língua estrangeira e/ou segunda, como se verifica já para outras línguas, de modo a produzir instrumentos de trabalho que contribuam, efectivamente, para o desenvolvimento da competência de aprendizagem e autonomia dos alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaAprendizagem de línguasRUNCastro, Ana Catarina Leiria de Mendonça Coutinho de2014-05-21T09:20:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:56Zoai:run.unl.pt:10362/12120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:44.722682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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