(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marta Sofia Miranda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29054
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_255d789c2fbd5d2aa3f64bbce1782c94
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual806.0:372.88372.88:806.0312.45Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNa realidade atual em que o ato comunicativo se apoia cada vez mais no som e na imagem e se sujeita às consequências da celeridade, a expressão escrita, embora aparente ceder espaço a estes meios, mantém-se como essencial. Muitas vezes relegada para segundo plano nas aulas de língua pelos condicionalismos que lhe são associados, torna-se importante investir no desenvolvimento desta competência no sentido de demonstrar os contributos que esta poderá importar para o sucesso dos alunos. Numa perspetiva de uma maior integração deste investimento no desenvolvimento da competência comunicativa, surgem como relevantes as teorias centradas no processo de composição do texto pela contribuição que poderão aportar para a estruturação do pensamento. Neste relatório descreve-se o trabalho levado a cabo no âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada enquadrado na unidade curricular Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, que teve como tema (Des)Construindo a Escrita: A Expressão Escrita na sua Dimensão Processual, com o objetivo de demonstrar que é possível incrementar a capacidade de expressão escrita dos alunos com base no investimento na noção da relevância do processo da escrita. Para o desenvolvimento do mesmo seguiu-se uma metodologia de investigação-ação, pelo que se partiu do diagnóstico de uma problemática a tratar e da, consequente, investigação da teoria de apoio ao seu tratamento, para, depois, se passar à aplicação das estratégias de resolução. Desta se delinearam as estratégias que foram aplicadas ao longo da implementação do projeto e que resultaram nos momentos de intervenção descritos neste documento.In current reality, where the act of communication leans more and more on sound and image and subjects itself to the consequences of speed, written expression, though apparently giving space to these means, maintains itself as essential. Many times relegated to second plan in language classes, by the constraints associated to it, it becomes important to invest in the development of this ability, towards demonstrating the contribution that it can bring to student success. In the perspective of a greater integration of this investment in the development of the communication ability, the theories centred on the process of text composition become relevant for the contribution they can carry to the structuring of thought. In this report is described the work that was carried out under the Project of Supervised Pedagogical Intervention within the curricular unit Pedagogical Internship of the Masters in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic studies and in Secondary, which had as theme (De)Constructing Writing: Written Expression in its Procedural Dimension, with the objective of showing that it is possible to develop students' ability of written expression based on the investment in the notion of the relevance of the process of writing. For its development, a methodology of research and action was followed, by which a first step was taken from the diagnosis of a problem to be treated and the, consequent, investigation of the theory that would support its treatment, in order to, then, proceed to the application of the strategies of its resolution. From this were drawn the strategies that were applied throughout the implementation of this project and which resulted in the intervention classes described in this document.Dono López, PedroUniversidade do MinhoCarvalho, Marta Sofia Miranda20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29054por201217074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:33.647691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
title (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
spellingShingle (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
Carvalho, Marta Sofia Miranda
806.0:372.88
372.88:806.0
312.45
title_short (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
title_full (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
title_fullStr (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
title_full_unstemmed (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
title_sort (Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
author Carvalho, Marta Sofia Miranda
author_facet Carvalho, Marta Sofia Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dono López, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marta Sofia Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
312.45
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
312.45
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29054
url http://hdl.handle.net/1822/29054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201217074
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132495014264832