(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29054 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_255d789c2fbd5d2aa3f64bbce1782c94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29054 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual806.0:372.88372.88:806.0312.45Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNa realidade atual em que o ato comunicativo se apoia cada vez mais no som e na imagem e se sujeita às consequências da celeridade, a expressão escrita, embora aparente ceder espaço a estes meios, mantém-se como essencial. Muitas vezes relegada para segundo plano nas aulas de língua pelos condicionalismos que lhe são associados, torna-se importante investir no desenvolvimento desta competência no sentido de demonstrar os contributos que esta poderá importar para o sucesso dos alunos. Numa perspetiva de uma maior integração deste investimento no desenvolvimento da competência comunicativa, surgem como relevantes as teorias centradas no processo de composição do texto pela contribuição que poderão aportar para a estruturação do pensamento. Neste relatório descreve-se o trabalho levado a cabo no âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada enquadrado na unidade curricular Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, que teve como tema (Des)Construindo a Escrita: A Expressão Escrita na sua Dimensão Processual, com o objetivo de demonstrar que é possível incrementar a capacidade de expressão escrita dos alunos com base no investimento na noção da relevância do processo da escrita. Para o desenvolvimento do mesmo seguiu-se uma metodologia de investigação-ação, pelo que se partiu do diagnóstico de uma problemática a tratar e da, consequente, investigação da teoria de apoio ao seu tratamento, para, depois, se passar à aplicação das estratégias de resolução. Desta se delinearam as estratégias que foram aplicadas ao longo da implementação do projeto e que resultaram nos momentos de intervenção descritos neste documento.In current reality, where the act of communication leans more and more on sound and image and subjects itself to the consequences of speed, written expression, though apparently giving space to these means, maintains itself as essential. Many times relegated to second plan in language classes, by the constraints associated to it, it becomes important to invest in the development of this ability, towards demonstrating the contribution that it can bring to student success. In the perspective of a greater integration of this investment in the development of the communication ability, the theories centred on the process of text composition become relevant for the contribution they can carry to the structuring of thought. In this report is described the work that was carried out under the Project of Supervised Pedagogical Intervention within the curricular unit Pedagogical Internship of the Masters in English and Spanish Teaching in the 3rd Cycle of Basic studies and in Secondary, which had as theme (De)Constructing Writing: Written Expression in its Procedural Dimension, with the objective of showing that it is possible to develop students' ability of written expression based on the investment in the notion of the relevance of the process of writing. For its development, a methodology of research and action was followed, by which a first step was taken from the diagnosis of a problem to be treated and the, consequent, investigation of the theory that would support its treatment, in order to, then, proceed to the application of the strategies of its resolution. From this were drawn the strategies that were applied throughout the implementation of this project and which resulted in the intervention classes described in this document.Dono López, PedroUniversidade do MinhoCarvalho, Marta Sofia Miranda20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29054por201217074info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:33.647691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
title |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
spellingShingle |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual Carvalho, Marta Sofia Miranda 806.0:372.88 372.88:806.0 312.45 |
title_short |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
title_full |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
title_fullStr |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
title_full_unstemmed |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
title_sort |
(Des)construindo a escrita : a expressão escrita na sua dimensão processual |
author |
Carvalho, Marta Sofia Miranda |
author_facet |
Carvalho, Marta Sofia Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dono López, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marta Sofia Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.0:372.88 372.88:806.0 312.45 |
topic |
806.0:372.88 372.88:806.0 312.45 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29054 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201217074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132495014264832 |