Do desenvolvimento da participação à participação no desenvolvimento: práticas e perspectivas em torno da acção participativa para o desenvolvimento - o caso de Arrouquelas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaço, João Paulo Relveiro Martinho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2989
Resumo: O presente trabalho surgiu por influência de motivações ligadas às temáticas da participação e do desenvolvimento, reforçadas pelo fascínio suscitado por práticas, métodos e técnicas de promoção da participação ao nível do Desenvolvimento Local. Através da aplicação na/sobre a prática de uma metodologia especifica (Participatory Action Development - PAD), adaptada de Marc P. Lammerink (1999), e recorrendo a procedimentos de Investigação na/sobre a Acção, visou-se o reforço das práticas e das perspectivas em torno da Acção Participativa para o Desenvolvimento. Pretendeu-se acompanhar o movimento pendular, que permite ir do desenvolvimento da participação à participação no desenvolvimento, partindo de duas preocupações fundamentais: i) saber como desenvolver, e melhorar, uma proposta de intervenção prática, com forte enfoque na participação e ii) caracterizar o(s) sentido(s) que as pessoas atribuem a estas práticas, ao nível local. A intervenção prática teve lugar na Freguesia de Arrouquelas, durante um período de dois anos (2006-2007), e teve três fases distintas: uma primeira, onde se escutou a população e identificaram os principais focos da intervenção (Fase de Diagnóstico), uma segunda fase composta por actividades de (re)solução de alguns dos problemas identificados (Fase de Experimentação), e uma fase final, de identificação e disseminação dos resultados (Fase de Sustentabilidade). A assimilação do discurso da participação, a influência dos níveis de conflitualidade nos processos de participação e a erosão das práticas, são aspectos relevantes para as futuras abordagens, cujas implicações práticas incluem ainda a valorização implícita dos processos de moderação, da animação e do carácter formativo das experiências.
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